ESTE TRABALHO REFERE-SE A UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL EM EDUCAÇÃO DA UFMG, LINHA DE PESQUISA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL. PRETENDE-SE COMPREENDER COMO AS CRIANÇAS DE 3 ANOS DE IDADE (RE) SIGNIFICAM O CORPO E O CABELO NEGRO NAS INTERAÇÕES QUE ESTABELECEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELO HORIZONTE – MG. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CUNHO QUALITATIVO, FORAM UTILIZADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DIÁRIO DE CAMPO E FILMAGENS. BUSCOU-SE DIALOGAR COM AUTORES QUE TEMATIZAM E APROFUNDAM AS DISCUSSÕES NO CAMPO DAS INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. SOBRE OS APONTAMENTOS PRELIMINARES, DESTACAM-SE: AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS CRIANÇAS E SUA ESTÉTICA, CABELOS E CORPOS, ASSIM COMO AS EXPERIÊNCIAS QUE VIVENCIAM COM SEUS PARES. ESPERA-SE CONTRIBUIR COM OS CAMPOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS RELAÇÕES RACIAIS.