CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59728 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5459 "inscrito_id" => 13592 "titulo" => "CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB" "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SOBRE A RELAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS DA CIDADE DE PATOS-PB COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS. ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TDIC, TELETANDEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID13592_03102019141153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA LETÍCIA BRANDÃO DE SOUSA FARIAS " "autor_nome_curto" => "BIANCA BRANDÃO " "autor_email" => "biancabrnd12345@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59728 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5459 "inscrito_id" => 13592 "titulo" => "CRENÇAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE PATOS-PB" "resumo" => "OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS SOBRE A RELAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS DA CIDADE DE PATOS-PB COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS. ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TDIC, TELETANDEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID13592_03102019141153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA LETÍCIA BRANDÃO DE SOUSA FARIAS " "autor_nome_curto" => "BIANCA BRANDÃO " "autor_email" => "biancabrnd12345@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB- CAMPUS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }