FERREIRA, Francinilton Moreira et al.. Desafios da inclusão de alunos especiais. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59812>. Acesso em: 22/11/2024 07:33
O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETO DE PESQUISA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DADA A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA, UMA VEZ QUE ESTA IMPLICA NUMA MUDANÇA EM TODO O ÂMBITO ESCOLAR, A FIM DE PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS A ATMOSFERA IDEAL PARA QUE SE DESENVOLVAM AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS ESPECIAIS, O QUE POR VEZES É NEGLIGENCIADO OU NÃO SE FAZ POR INCAPACIDADE DE QUEM É RESPONSÁVEL POR ESSA DEMANDA. POR MEIO DESTE TRABALHO BUSCA-SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL ATUALMENTE, SENDO ESSE UM TEMA DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A APRENDIZAGEM EFETIVA DOS ALUNOS ESPECIAIS, COM A FINALIDADE DE FAZER COM QUE AS ESCOLAS SEJAM, DE FATO, AMBIENTES INCLUSIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CENÁRIO, OS ALUNOS ESPECIAIS SE VEEM MARGINALIZADOS, A DIVISÃO ESTRATÉGICA DE ALUNOS PODE RESULTAR NUMA SEGREGAÇÃO, QUE PREJUDICA SISTEMATICAMENTE AQUELES QUE DESDE SEMPRE CARECEM DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA REAL. A PESQUISA TEM UM CARÁTER BIBLIOGRÁFICO TRAZENDO COMO BASE TRABALHOS DE PESQUISA BASEADOS NAS TEORIAS SÓCIO-INTERACIONISTAS DE VYGOTSKY E FEUERSTEIN, DISCUTINDO TAMBÉM COMO ESTAS TENDÊNCIAS PODEM CONTRIBUIR PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE SE APROXIME DA IDEAL NA CONTEMPORANEIDADE. UMA RESPOSTA A ESSES QUESTIONAMENTOS SERIA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS, E O ACOLHIMENTO POR COMPLETO DO ALUNO ESPECIAL, QUE POR VEZES É TRATADO COMO OBJETO E NÃO COMO SUJEITO DESSA CONSTRUÇÃO DE ATITUDES, ALÉM DISSO, NÃO NOTA PREOCUPAÇÃO EM PROMOVER O ENCONTRO ENTRE SEMELHANTES, PARA QUE ELES EXPANDAM A SIGNIFICAÇÃO DE SI ATRAVÉS DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS, ESSA INTERAÇÃO FAVORECE A AUTONOMIA, PELAS RELAÇÕES QUE OFERECEM MUITAS REFERÊNCIAS.