Este trabalho apresenta o desenvolvimento de baixo custo, construÇÃo e utilizaÇÃo pratica de uma bancada didÁtica para o ensino de disciplinas controle, uma ferramenta coadjuvante no processo de ensino aprendizagem em cursos de engenharia. O objetivo É tratar de uma proposta para a implementaÇÃo do uso da bancada nas aulas iniciais de laboratÓrio de controle que possa qualificar de maneira atraente e objetiva os conhecimentos teÓricos adquiridos no ambiente de sala de aula. Para o desenvolvimento da bancada didÁtica, realizou-se um levantamento de uma soluÇÃo de um problema visualizado no cotidiano do ser humano, que É o uso inconsciente da Água nos vasos sanitÁrios de banheiros pÚblicos. A motivaÇÃo para automatizar esse processo veio a partir do fato de que a Água no meio ambiente deve ser usada com maior consciÊncia, alÉm de facilitar a utilizaÇÃo do sistema (descarga de vasos sanitÁrios) para proporcionar aos usuÁrios maior conforto e comodidade. AlÉm disso, pensando no conforto do usuÁrio, tambÉm implantou-se uma tampa automÁtica que fecha e abre com a necessidade requisitada do mesmo. A ideia principal É a criaÇÃo de um protÓtipo de baixo custo em que o discente mesmo pode seguir os passos de um manual de montagem estabelecido neste trabalho e com isso fazer ensaios de testes de matriz de controlabilidade do sistema. Como resultados tÊm-se a contribuiÇÃo para melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem dos estudantes na Área de controle por meio de desenvolvimento didÁtico que despertem o interesse, a
criatividade e o trabalho de equipe.