DIÁLOGOS SOBRE OS CEJAS DO CEARÁ: FORMAÇÃO, NARRATIVAS DOCENTES E AS PERSPECTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59891 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1601 "inscrito_id" => 726 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE OS CEJAS DO CEARÁ: FORMAÇÃO, NARRATIVAS DOCENTES E AS PERSPECTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO LÓCUS DE PESQUISA A ESCOLA E COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO OS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ. PRETENDE ANALISAR, AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS DOS DOCENTES QUE COMPÕEM OS CEJAS, A RELEVÂNCIA DESTES CENTROS NO ESTADO PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PARA A REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO. PROPÕE-SE ANALISAR PERSPECTIVAS DE MELHORIAS PARA O LUGAR DOS CEJAS NA REDE ESTADUAL, E DESENVOLVER FORMAS DE REDESENHAR DIREÇÕES PARA SEU CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO. QUANTO À METODOLOGIA E ÀS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA FOI CONSOLIDADA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS, COM A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA ORAL, SENDO ESTAS GRAVADAS, TRANSCRITAS, TEXTUALIZADAS, VALIDADAS (FLICK, 2009), E ENTRECRUZADAS COM OUTRAS FONTES. O USO DESSA METODOLOGIA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS, TORNA-SE RELEVANTE, POR POSSIBILITAR O TRABALHO COM NARRATIVAS DE PESSOAS QUE TESTEMUNHAM COTIDIANAMENTE OS SABERES-FAZERES DA ESCOLA E QUE SÃO SUJEITOS DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, PODENDO PERCEBER A REALIDADE COTIDIANA E SUA ATUAÇÃO NUM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL. O REFERENCIAL TEÓRICO DESSE PROJETO DE TESE TEM FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL NORTEADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E NAS EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DOCENTES. PRETENDE-SE, A PARTIR DO TRABALHO FOMENTAR O DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, E MAIS ESPECIFICAMENTE, DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NOS CENTROS QUE OFERTAM ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL NO CEARÁ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES, NARRATIVAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID726_14082019174720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BRAGA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carolbraga30@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CEJA GILMAR MAIA - SEDUC " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59891 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1601 "inscrito_id" => 726 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE OS CEJAS DO CEARÁ: FORMAÇÃO, NARRATIVAS DOCENTES E AS PERSPECTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO LÓCUS DE PESQUISA A ESCOLA E COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO OS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ. PRETENDE ANALISAR, AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS DOS DOCENTES QUE COMPÕEM OS CEJAS, A RELEVÂNCIA DESTES CENTROS NO ESTADO PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PARA A REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO. PROPÕE-SE ANALISAR PERSPECTIVAS DE MELHORIAS PARA O LUGAR DOS CEJAS NA REDE ESTADUAL, E DESENVOLVER FORMAS DE REDESENHAR DIREÇÕES PARA SEU CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO. QUANTO À METODOLOGIA E ÀS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA FOI CONSOLIDADA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS, COM A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA ORAL, SENDO ESTAS GRAVADAS, TRANSCRITAS, TEXTUALIZADAS, VALIDADAS (FLICK, 2009), E ENTRECRUZADAS COM OUTRAS FONTES. O USO DESSA METODOLOGIA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS, TORNA-SE RELEVANTE, POR POSSIBILITAR O TRABALHO COM NARRATIVAS DE PESSOAS QUE TESTEMUNHAM COTIDIANAMENTE OS SABERES-FAZERES DA ESCOLA E QUE SÃO SUJEITOS DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, PODENDO PERCEBER A REALIDADE COTIDIANA E SUA ATUAÇÃO NUM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL. O REFERENCIAL TEÓRICO DESSE PROJETO DE TESE TEM FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL NORTEADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E NAS EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DOCENTES. PRETENDE-SE, A PARTIR DO TRABALHO FOMENTAR O DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, E MAIS ESPECIFICAMENTE, DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NOS CENTROS QUE OFERTAM ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL NO CEARÁ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES, NARRATIVAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID726_14082019174720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BRAGA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carolbraga30@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CEJA GILMAR MAIA - SEDUC " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }