Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os discursos e as relações de saber-poder que norteiam a construção do currículo, através do livro de ficção científica Admirável mundo novo e nossa realidade. Para isso, tomamos por base as concepções teóricas e metodológicas do filósofo Michel Foucault, particularmente aquelas referente às relações de saber-poder, presentes na constituição do sujeito e a produção de verdades. Na ficção, o autor do livro descreve todas as questões referentes aos indivíduos, desde o nascimento até a morte, incluindo aí todo um “currículo” que vai das angústias e passa pelos desejos e a falta de “habilidade” para lidar com o diferente. Podemos observar em cada relação de saber-poder-controle, na ficção, a presença do currículo, através do processo educacional, que por sua vez, está estremamente vinculado com a construção do conhecimento na nossa sociedade. Concordemos ou não, o currículo é um fator importante na vida de cada sujeito, a medida que ele está presente e desempenha um papel decisivo na vida escolar e/ou mesmo fora dela. A escola, através do currículo, conduz as crianças – às vezes mais, às vezes menos – à homogeneidade formativa, através de um discurso vertical que ignora os limites e as particularidades dos educandos.