EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NO DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL: AÇÕES NO PROGRAMA MULHERES MIL DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60004 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5874 "inscrito_id" => 4442 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NO DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL: AÇÕES NO PROGRAMA MULHERES MIL DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "A CRISE DA ÁGUA É UMA PROBLEMÁTICA GLOBAL, ONDE NEM TODOS TÊM ACESSO A ESTE ELEMENTO DE FORMA IGUALITÁRIA E SEGURA. ENTRETANTO, O ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É UM DIREITO HUMANO E TODOS DEVEM USUFRUÍ-LA. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI DESENVOLVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM AS DISCENTES DO CURSO FIC DE AVICULTOR DO PROGRAMA MULHERES MIL NO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU NO QUE TANGE AO DIREITO À ÁGUA POTÁVEL. FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES ETAPAS METODOLÓGICAS: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO; EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. A PARTIR DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PODE-SE CONSTATAR QUE O DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL AINDA NÃO É ASSEGURADO ENTRE UMA PARCELA DAS ESTUDANTES, O QUE COMPROMETE A QUALIDADE DE VIDA E CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DE SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL. DESSE MODO, COM A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES FOI POSSÍVEL APROXIMAR AS MULHERES DE UM TEMA-GERADOR FUNDAMENTAL, PERMITINDO A PROBLEMATIZAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS. A EXECUÇÃO DE AÇÕES DESSA NATUREZA ESTIMULA A INCLUSÃO SOCIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, VISTO QUE POUCAS CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO E POSSUEM TRABALHOS COM DIREITOS TRABALHISTAS ASSEGURADOS. ASSIM, O EMPODERAMENTO SOCIAL SOBRE O DIREITO HUMANO À ÁGUA FOI ESTIMULADO, UMA VEZ QUE PARCELA SIGNIFICATIVA DAS MULHERES DESCONHECIA ESSE DEBATE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ÁGUA, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID4442_03102019225814.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID SAMEK XAVIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "INGRID SAMEK " "autor_email" => "ingridsamek_2015@hotmail." "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60004 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5874 "inscrito_id" => 4442 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NO DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL: AÇÕES NO PROGRAMA MULHERES MIL DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU" "resumo" => "A CRISE DA ÁGUA É UMA PROBLEMÁTICA GLOBAL, ONDE NEM TODOS TÊM ACESSO A ESTE ELEMENTO DE FORMA IGUALITÁRIA E SEGURA. ENTRETANTO, O ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É UM DIREITO HUMANO E TODOS DEVEM USUFRUÍ-LA. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI DESENVOLVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM AS DISCENTES DO CURSO FIC DE AVICULTOR DO PROGRAMA MULHERES MIL NO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU NO QUE TANGE AO DIREITO À ÁGUA POTÁVEL. FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES ETAPAS METODOLÓGICAS: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO; EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. A PARTIR DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PODE-SE CONSTATAR QUE O DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL AINDA NÃO É ASSEGURADO ENTRE UMA PARCELA DAS ESTUDANTES, O QUE COMPROMETE A QUALIDADE DE VIDA E CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DE SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL. DESSE MODO, COM A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES FOI POSSÍVEL APROXIMAR AS MULHERES DE UM TEMA-GERADOR FUNDAMENTAL, PERMITINDO A PROBLEMATIZAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS. A EXECUÇÃO DE AÇÕES DESSA NATUREZA ESTIMULA A INCLUSÃO SOCIAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, VISTO QUE POUCAS CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO E POSSUEM TRABALHOS COM DIREITOS TRABALHISTAS ASSEGURADOS. ASSIM, O EMPODERAMENTO SOCIAL SOBRE O DIREITO HUMANO À ÁGUA FOI ESTIMULADO, UMA VEZ QUE PARCELA SIGNIFICATIVA DAS MULHERES DESCONHECIA ESSE DEBATE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ÁGUA, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID4442_03102019225814.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID SAMEK XAVIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "INGRID SAMEK " "autor_email" => "ingridsamek_2015@hotmail." "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }