O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO QUE OFERTA A MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), TENDO COMO LÓCUS DO TRABALHO UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO NATAL/RN. A ESCOLHA DA TEMÁTICA PARTIU DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA REALIZADO NO COMPONENTE CURRICULAR DE “EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) QUE TEVE COMO INSTRUMENTO A APLICAÇÃO DE ENTREVISTA/QUESTIONÁRIO COM O COORDENADOR DA INSTITUIÇÃO, DOIS PROFESSORES E 12 (DOZE) ALUNOS DO 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM COMÉRCIO NA FORMA INTEGRADA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. APRESENTA ABORDAGEM QUALITATIVA E FOI REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM AUTORES COMO PIERRO (2017), OLIVEIRA (1999), ARROYO (2005), SOBRE A MODALIDADE EJA, COMO TAMBÉM DOCUMENTOS OFICIAIS COMO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) E OUTRAS DIRETRIZES CURRICULARES. O TRABALHO ACADÊMICO NOS PERMITIU TER UM PANORAMA, NA PRÁTICA, DE QUEM SÃO ESSES SUJEITOS DA EJA, A DIVERSIDADE PRESENTE EM SALA DE AULA – PRINCIPALMENTE QUANTO À IDADE -, OS INÚMEROS MOTIVOS QUE LEVAM ESSE ALUNO A FREQUENTAR A SALA DE AULA E PERCEBER ESSA MODALIDADE EM SUAS ESPECIFICIDADES. A PESQUISA POSSIBILITOU A LIGAÇÃO DOS ESTUDOS TEÓRICOS DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA COM A REALIDADE DE UMA SALA DE AULA DA EJA, GERANDO REFLEXÕES E APRENDIZADOS.