RIOS, Pedro Paulo Souza et al.. Educação de jovens e adultos um desafio contemporâneo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60056>. Acesso em: 22/11/2024 14:21
O PRESENTE ARTIGO BUSCOU TRANSCORRER ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA E, SUA FUNÇÃO FORMADORA E TEM POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS JOVENS E ADULTOS EGRESSOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM, SALIENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE LANÇAR UM OLHAR MAIS SENSÍVEL AOS SUJEITOS DO PROCESSO FORMATIVO DA EJA QUE ESTÃO EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SOCIAL, ESTES ENFRENTAM DIFICULDADES E MUITOS DESAFIOS, NÃO SÓ NA VIDA SOCIAL COMO TAMBÉM NA VIDA ESCOLAR. O TRABALHO SE CONFIGURA ENQUANTO PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, ONDE ALMEJAMOS FAVORECER A PERCEPÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS LIMITES DA ESCOLA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM A COLABORAÇÃO DE ESTUDANTES DA EJA DE UMA ESCOLA DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU, NO ESTADO DA BAHIA. AO CONCLUIR O ESTUDO PODEMOS INFERIR QUE ESTA MODALIDADE DE ENSINO AINDA CONTINUA AS MARGENS DO DESCASO NO QUE SE REFERE ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE PENSEMOS EM FORMAR OS SUJEITOS DA EJA PARA A VIDA COM HABILIDADES QUE OS GARANTA VIVER EM SOCIEDADE SEM MEDO E NEM PRECONCEITO, TORNANDO-OS HOMENS E MULHERES CONSTRUTORES/AS DO SEU FUTURO, ACREDITANDO EM SEU POTENCIAL HUMANO.