EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60102 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1446 "inscrito_id" => 7880 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." "resumo" => "ATUALMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO APRESENTA NECESSIDADES QUE CONTEMPLAM NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO TÉCNICA OU CIENTIFICA DO INDIVÍDUO, MAS TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE CONTROLAR E EQUILIBRAR SUAS EMOÇÕES PARA VIVER DE FORMA SAUDÁVEL E EM SOCIEDADE. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ESTUDOS OU PUBLICAÇÕES QUE ABORDEM A ASSOCIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE. TRATA-SE DE REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, NA QUAL FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES “EMOTIONAL INTELLIGENCE” E “HEALTH”, SENDO COMBINADOS COM O USO DO OPERADOR BOLEANO AND, CRIANDO-SE UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA PARA A PESQUISA NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO, SCIENCE DIRECT, SCOPUS E WEB OF SCIENCE, QUE OCORREU EM JULHO DE 2019. ADOTOU-SE OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018, COM A ABORDAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, MENCIONANDO OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SAÚDE, ESCRITOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS OU ESPANHOL. COMO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO, ADOTOU-SE: DUPLICIDADE DE ESTUDOS NAS BASES DE DADOS, AUSÊNCIA DE RESPOSTA QUANTO A PERGUNTA DE PESQUISA E INDISPONIBILIDADE NA ÍNTEGRA. ASSIM, A AMOSTRA INICIAL CONTOU COM 124 ARTIGOS, SELECIONANDO-SE 35 E, DESTES, 15 FORAM ANALISADOS. A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE FOI EXPLICITA COMO UM FATOR DE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL QUE REPERCUTI NA QUALIDADE DE VIDA, EM DIMINUIÇÃO DO COMPORTAMENTO DE RISCO E DOS TRANSTORNOS DE ORIGEM MENTAL INCLUINDO IDEAÇÃO SUICIDA, DEPRESSÃO E DISTÚRBIOS PSICOPATOLÓGICOS. FICOU EVIDENTE QUE PROMOVER INTERVENÇÕES QUE PROPORCIONEM APRENDIZADO EMOCIONAL FAVORECE O CRESCIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E CONTRIBUI PARA O BEM-ESTAR BIOPSICOSSOCIAL E CONSEQUENTEMENTE COM A SITUAÇÃO DE SAÚDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ENSINO, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID7880_14082019010834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE JORDAN DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAIANE JORDAN" "autor_email" => "raianejsa@hotmail.com" "autor_ies" => "UFAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60102 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1446 "inscrito_id" => 7880 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." "resumo" => "ATUALMENTE O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO APRESENTA NECESSIDADES QUE CONTEMPLAM NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO TÉCNICA OU CIENTIFICA DO INDIVÍDUO, MAS TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE CONTROLAR E EQUILIBRAR SUAS EMOÇÕES PARA VIVER DE FORMA SAUDÁVEL E EM SOCIEDADE. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ESTUDOS OU PUBLICAÇÕES QUE ABORDEM A ASSOCIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE. TRATA-SE DE REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, NA QUAL FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES “EMOTIONAL INTELLIGENCE” E “HEALTH”, SENDO COMBINADOS COM O USO DO OPERADOR BOLEANO AND, CRIANDO-SE UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA PARA A PESQUISA NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO, SCIENCE DIRECT, SCOPUS E WEB OF SCIENCE, QUE OCORREU EM JULHO DE 2019. ADOTOU-SE OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018, COM A ABORDAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, MENCIONANDO OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SAÚDE, ESCRITOS EM PORTUGUÊS, INGLÊS OU ESPANHOL. COMO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO, ADOTOU-SE: DUPLICIDADE DE ESTUDOS NAS BASES DE DADOS, AUSÊNCIA DE RESPOSTA QUANTO A PERGUNTA DE PESQUISA E INDISPONIBILIDADE NA ÍNTEGRA. ASSIM, A AMOSTRA INICIAL CONTOU COM 124 ARTIGOS, SELECIONANDO-SE 35 E, DESTES, 15 FORAM ANALISADOS. A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SAÚDE FOI EXPLICITA COMO UM FATOR DE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL QUE REPERCUTI NA QUALIDADE DE VIDA, EM DIMINUIÇÃO DO COMPORTAMENTO DE RISCO E DOS TRANSTORNOS DE ORIGEM MENTAL INCLUINDO IDEAÇÃO SUICIDA, DEPRESSÃO E DISTÚRBIOS PSICOPATOLÓGICOS. FICOU EVIDENTE QUE PROMOVER INTERVENÇÕES QUE PROPORCIONEM APRENDIZADO EMOCIONAL FAVORECE O CRESCIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E CONTRIBUI PARA O BEM-ESTAR BIOPSICOSSOCIAL E CONSEQUENTEMENTE COM A SITUAÇÃO DE SAÚDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ENSINO, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID7880_14082019010834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE JORDAN DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAIANE JORDAN" "autor_email" => "raianejsa@hotmail.com" "autor_ies" => "UFAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }