EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA METODOLOGIA PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60113 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4151 "inscrito_id" => 4884 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA METODOLOGIA PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS" "resumo" => "ENTENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA VISA A UMA FORMAÇÃO ESTATÍSTICA DOS EDUCANDOS DESDE OS ANOS MAIS ELEMENTARES. FORMAÇÃO ESSA, NECESSÁRIA PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO DO CIDADÃO DIANTE DAS MAIS VARIADAS INFORMAÇÕES PRESENTES NA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA IDEIA DE OFERTAR UM MINICURSO EM QUE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA É DESTACADA COMO MUITO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, VISTO QUE SEUS CONCEITOS E SUAS REPRESENTAÇÕES ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO DAS PESSOAS E ESTES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DE MUNDO QUE NOS RODEIA. O OBJETIVO DO REFERIDO TRABALHO FOI APRESENTAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO A CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS EDUCANDOS NA SOCIEDADE A PARTIR DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. DESTA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA ESTAR PRESENTE NAS ESCOLAS DESDE AS SÉRIES INICIAIS, COMO ORIENTAM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ASSIM, PENSAMOS EM APLICAR UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE TAIS ASPECTOS, COM O PROPÓSITO DE FAZER ESTES PERCEBEREM O QUANTO A ESTATÍSTICA É MUITO PRESENTE NO MUNDO E DAS MUITAS POSSIBILIDADES DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS A PARTIR DE TABELAS E GRÁFICOS. OS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS FORAM DOIS DADOS CONFECCIONADOS, PAPÉIS PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS E A METODOLOGIA FOI DIVIDIDA EM SETE PASSOS EM QUE CADA EQUIPE SOMENTE PODERIA PASSAR PARA A PRÓXIMA ETAPA CASO CUMPRISSE A ANTERIOR. O TRABALHO TEVE OS CUSTOS BANCADOS E RECURSOS FORNECIDOS PELO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, SÉRIES INICIAIS, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID4884_26092019094134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS COSTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS COSTA" "autor_email" => "matheusifsjp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60113 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4151 "inscrito_id" => 4884 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA METODOLOGIA PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS" "resumo" => "ENTENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA VISA A UMA FORMAÇÃO ESTATÍSTICA DOS EDUCANDOS DESDE OS ANOS MAIS ELEMENTARES. FORMAÇÃO ESSA, NECESSÁRIA PARA UM MELHOR POSICIONAMENTO DO CIDADÃO DIANTE DAS MAIS VARIADAS INFORMAÇÕES PRESENTES NA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO SURGIU DA IDEIA DE OFERTAR UM MINICURSO EM QUE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA É DESTACADA COMO MUITO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, VISTO QUE SEUS CONCEITOS E SUAS REPRESENTAÇÕES ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO DAS PESSOAS E ESTES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DE MUNDO QUE NOS RODEIA. O OBJETIVO DO REFERIDO TRABALHO FOI APRESENTAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO A CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS EDUCANDOS NA SOCIEDADE A PARTIR DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. DESTA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA ESTAR PRESENTE NAS ESCOLAS DESDE AS SÉRIES INICIAIS, COMO ORIENTAM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ASSIM, PENSAMOS EM APLICAR UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE TAIS ASPECTOS, COM O PROPÓSITO DE FAZER ESTES PERCEBEREM O QUANTO A ESTATÍSTICA É MUITO PRESENTE NO MUNDO E DAS MUITAS POSSIBILIDADES DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS A PARTIR DE TABELAS E GRÁFICOS. OS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS FORAM DOIS DADOS CONFECCIONADOS, PAPÉIS PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS E A METODOLOGIA FOI DIVIDIDA EM SETE PASSOS EM QUE CADA EQUIPE SOMENTE PODERIA PASSAR PARA A PRÓXIMA ETAPA CASO CUMPRISSE A ANTERIOR. O TRABALHO TEVE OS CUSTOS BANCADOS E RECURSOS FORNECIDOS PELO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, SÉRIES INICIAIS, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID4884_26092019094134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS COSTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS COSTA" "autor_email" => "matheusifsjp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA, CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }