ESTE ARTIGO APRESENTOU UM ESTUDO DE CASO COM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO TRAVESSIA – PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS DE PERNAMBUCO, A RESPEITO DA EDUCAÇÃO QUÍMICA E AMBIENTAL, CONSTATANDO AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO AMBIENTAL DA ÁGUA E O DESPEJO INADEQUADO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICA NO AMBIENTE E COMO ESTA INTERFERE NO IMPACTO AMBIENTAL. A PARTIR DISSO FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM CONTENDO SETE QUESTÕES SOBRE POLUIÇÃO DA ÁGUA PARA CAPTURAR OS CONHECIMENTOS E PERTINÊNCIAS DOS DISCENTES, SEM MEIO DE CONSULTA PARA QUE AJA O MÍNIMO DE DISTORÇÃO NA PESQUISA EXECUTADA SENDO DE CARÁTER QUALITATIVO. SENDO O ACESSO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR TODO CIDADÃO SER UM DIREITO ASSEGURADO POR LEI. COM ISSO, CONCLUIU-SE QUE A PESQUISA REALMENTE SE MOSTROU INTERESSANTE E FOI NECESSÁRIA PARA INVESTIGAR OS SABERES DOS DISCENTES QUE SE INTERESSARAM, DETECTARAM E RECONHECERAM OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR ATOS HUMANOS.