CURRÍCULO E MULTCULTURALISMO: A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.Williams Lima Cabral (UEPB/NEAB-Í/ESCOLA DE CAPOEIRA AFRO NAGÔ)Maria Lindaci de Gomes Souza(UEPB – NEAB-Í- Propesq)Falar sobre curriculo é se pôr a pensar como cada comunidade escolar vai tratar seus usuários e o que lhes vai ser passado. É partindo dessa questao que iremos tratar do ensino de História e culturas afro brasileiras e africanas através da capoeira. Aproveitando-se das aulas ministradas na cidade de Campina Grande-PB, vamos expor nossas experiencias das aulas ministradas e falar sobre os paradigmas do currículo e ensino de História. Vamos debater acerca dos modelos de ensino que oprimem certas culturas, tais como a capoeira, o discriminar que é fruto dos aspectos históricos de nossa sociedade. Tivemos como metodologia a pesquisa documental e empírica, descrevendo tanto a história da capoeira, como vivencias nas escolas, através do projeto capoeira nas escolas da PMCG. A lei 10.639-03 que garante o ensino das culturas em destaque dá respaldo legal à introduçao da capoeira nas escolas. Estamos com o projeto em andamento, mas já podemos trasar alguns resultados que vamos expor no GT. Faz-se necessário uma reflexão por parte dos educadores para entenderem as novas configurações economicas, políticas e sociais para o ingresso nessa luta. A obtenção de um discurso que contraria à oficial viria a formar cidadãos críticos e conscientes dos descasos e continuidades de injustiças sociais.Palavras chave: Currículo, Multculturalismo, Capoeira.