ENSINO DE BIOLOGIA COM MODELOS TÁTEIS TRIDIMENSIONAIS PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60247 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 9646 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA COM MODELOS TÁTEIS TRIDIMENSIONAIS PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL" "resumo" => "A ESCOLA É UM AMBIENTE DE GRANDE DIVERSIDADE DISCENTE QUE PRECISA SER ACOLHIDA NAS SUAS DEMANDAS E ESPECIFICIDADES. NESSA PERSPECTIVA, A ESCOLA DEVE PROMOVER SITUAÇÕES E UTILIZAR RECURSOS DIDÁTICOS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA. ESTE TRABALHO PROPÔS-SE O USO DE MODELOS TÁTEIS TRIDIMENSIONAIS DE ESTRUTURAS BIOLÓGICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. A PESQUISA É QUALITATIVA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO. OS MODELOS FORAM PRODUZIDOS COM MATERIAIS SIMPLES E LÚDICOS, A PARTIR DE DESENHOS E ESQUEMAS DOS CONTEÚDOS DE BIOMOLÉCULAS E CITOLOGIA, NO INTUITO DE PROPICIAR AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL UMA MAIOR INTERAÇÃO E PERCEPÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO, FAVORECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, TANTO DO EDUCANDO CEGO COMO O DE BAIXA VISÃO, NA ÁREA DE BIOLOGIA. O ESTUDO MOSTROU A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A INTERAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O OBJETO DE ESTUDO E COM OS DEMAIS ALUNOS. OS MODELOS FORAM UTILIZADOS POR TODOS OS ESTUDANTES PARA GARANTIR A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E A DISCUSSÃO DO CONHECIMENTO. A UTILIZAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS FAVORECEU A PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE VIDENTES E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, EM SALA DE AULA, PROMOVENDO UMA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA. O TRABALHO CONTRIBUIU SOBRE A INCLUSÃO NA SALA DE AULA E POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9646_12082019161533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SISSI MARIA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "SISSI FREITAS" "autor_email" => "sissifreitas@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60247 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 9646 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA COM MODELOS TÁTEIS TRIDIMENSIONAIS PARA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL" "resumo" => "A ESCOLA É UM AMBIENTE DE GRANDE DIVERSIDADE DISCENTE QUE PRECISA SER ACOLHIDA NAS SUAS DEMANDAS E ESPECIFICIDADES. NESSA PERSPECTIVA, A ESCOLA DEVE PROMOVER SITUAÇÕES E UTILIZAR RECURSOS DIDÁTICOS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA. ESTE TRABALHO PROPÔS-SE O USO DE MODELOS TÁTEIS TRIDIMENSIONAIS DE ESTRUTURAS BIOLÓGICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. A PESQUISA É QUALITATIVA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO. OS MODELOS FORAM PRODUZIDOS COM MATERIAIS SIMPLES E LÚDICOS, A PARTIR DE DESENHOS E ESQUEMAS DOS CONTEÚDOS DE BIOMOLÉCULAS E CITOLOGIA, NO INTUITO DE PROPICIAR AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL UMA MAIOR INTERAÇÃO E PERCEPÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO, FAVORECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, TANTO DO EDUCANDO CEGO COMO O DE BAIXA VISÃO, NA ÁREA DE BIOLOGIA. O ESTUDO MOSTROU A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A INTERAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O OBJETO DE ESTUDO E COM OS DEMAIS ALUNOS. OS MODELOS FORAM UTILIZADOS POR TODOS OS ESTUDANTES PARA GARANTIR A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E A DISCUSSÃO DO CONHECIMENTO. A UTILIZAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS FAVORECEU A PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO ENTRE VIDENTES E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, EM SALA DE AULA, PROMOVENDO UMA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM BIOLOGIA. O TRABALHO CONTRIBUIU SOBRE A INCLUSÃO NA SALA DE AULA E POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9646_12082019161533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SISSI MARIA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "SISSI FREITAS" "autor_email" => "sissifreitas@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }