EQUIDADE AVALIATIVA SERVIDA À MESA:
A “GASTROMÁTICA” COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60320 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4404 "inscrito_id" => 14241 "titulo" => """ EQUIDADE AVALIATIVA SERVIDA À MESA: \r\n A “GASTROMÁTICA” COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA """ "resumo" => "QUANDO CRIA-SE UM ELO ENTRE A MATEMÁTICA E A ANTROPOLOGIA, ASSIM COMO A GEOGRAFIA E A SOCIOLOGIA, PODE-SE CONSTRUIR A ETNOMATEMÁTICA, QUE ENVOLVE AS DIFERENTES CULTURAS CONSIDERANDO SUAS RAÍZES E TENSÕES SOCIAIS, DIFERENTE DA MATEMÁTICA PURA, QUE CONSIDERA ESSENCIAL, APENAS AS HABILIDADES COGNITIVAS, O QUE NÃO DEIXA DE SER IMPORTANTE, PORÉM, POR SEREM POUCO DINÂMICAS, NÃO REALIZA UMA CONEXÃO COM O COTIDIANO, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS NÃO ASSIMILEM A MAIOR PARTE DOS CONTEÚDOS, TORNANDO AS AULAS MECÂNICA E POUCO SATISFATÓRIA QUANDO RELACIONADA A ÍNDICES DE PROFICIÊNCIA. NA TENTATIVA DE DINAMIZAR TAIS AULAS, DESENVOLVEU-SE UM PROJETO TEÓRICO/PRÁTICO, QUE CONSIDEROU ALÉM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, UM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. DESSA MANEIRA, AS AULAS TEÓRICAS ABRANGERAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS, TERMOS TÉCNICOS, MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA, CÁLCULO DE PROPORÇÕES, E CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS, JÁ AS AULAS PRÁTICAS, DESTINOU-SE AO PREPARO DE ALIMENTOS QUE ESTABELECESSE UMA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO TANTO DE MATEMÁTICA QUANTO DAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS. O PROJETO DA COZINHA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA FOI DE GRANDE VALIA NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A FRAÇÕES, PROPORÇÕES E AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O PROFESSOR JUNTAMENTE COM OS ALUNOS PREPARA RECEITAS ENVOLVENDO DIFERENTES CLASSIFICAÇÕES DE MEDIDAS PROPORCIONANDO UM MOMENTO DE APRENDIZADO DINÂMICO E QUALITATIVO. A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS À PARTE DAS DISCIPLINAS DA BASE COMUM, MELHORA O CONVÍVIO ENTRE PROFESSORES/ALUNOS, ALUNOS/ALUNOS, POIS FAVORECE A COMPOSIÇÃO DE GRUPOS COM INDIVÍDUOS DE DIFERENTES IDADES E IDENTIDADES PESSOAIS, MELHORANDO O ENTENDIMENTO DAS DIFERENTES OPINIÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, COZINHA EXPERIMENTAL, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14241_26092019162910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVAN VIEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "EDIVAN" "autor_email" => "edivanlima55@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60320 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4404 "inscrito_id" => 14241 "titulo" => """ EQUIDADE AVALIATIVA SERVIDA À MESA: \r\n A “GASTROMÁTICA” COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO E AVALIAÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA """ "resumo" => "QUANDO CRIA-SE UM ELO ENTRE A MATEMÁTICA E A ANTROPOLOGIA, ASSIM COMO A GEOGRAFIA E A SOCIOLOGIA, PODE-SE CONSTRUIR A ETNOMATEMÁTICA, QUE ENVOLVE AS DIFERENTES CULTURAS CONSIDERANDO SUAS RAÍZES E TENSÕES SOCIAIS, DIFERENTE DA MATEMÁTICA PURA, QUE CONSIDERA ESSENCIAL, APENAS AS HABILIDADES COGNITIVAS, O QUE NÃO DEIXA DE SER IMPORTANTE, PORÉM, POR SEREM POUCO DINÂMICAS, NÃO REALIZA UMA CONEXÃO COM O COTIDIANO, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS NÃO ASSIMILEM A MAIOR PARTE DOS CONTEÚDOS, TORNANDO AS AULAS MECÂNICA E POUCO SATISFATÓRIA QUANDO RELACIONADA A ÍNDICES DE PROFICIÊNCIA. NA TENTATIVA DE DINAMIZAR TAIS AULAS, DESENVOLVEU-SE UM PROJETO TEÓRICO/PRÁTICO, QUE CONSIDEROU ALÉM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, UM ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. DESSA MANEIRA, AS AULAS TEÓRICAS ABRANGERAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS, TERMOS TÉCNICOS, MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA, CÁLCULO DE PROPORÇÕES, E CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS, JÁ AS AULAS PRÁTICAS, DESTINOU-SE AO PREPARO DE ALIMENTOS QUE ESTABELECESSE UMA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO TANTO DE MATEMÁTICA QUANTO DAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS. O PROJETO DA COZINHA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA FOI DE GRANDE VALIA NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A FRAÇÕES, PROPORÇÕES E AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O PROFESSOR JUNTAMENTE COM OS ALUNOS PREPARA RECEITAS ENVOLVENDO DIFERENTES CLASSIFICAÇÕES DE MEDIDAS PROPORCIONANDO UM MOMENTO DE APRENDIZADO DINÂMICO E QUALITATIVO. A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS À PARTE DAS DISCIPLINAS DA BASE COMUM, MELHORA O CONVÍVIO ENTRE PROFESSORES/ALUNOS, ALUNOS/ALUNOS, POIS FAVORECE A COMPOSIÇÃO DE GRUPOS COM INDIVÍDUOS DE DIFERENTES IDADES E IDENTIDADES PESSOAIS, MELHORANDO O ENTENDIMENTO DAS DIFERENTES OPINIÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, COZINHA EXPERIMENTAL, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14241_26092019162910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVAN VIEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "EDIVAN" "autor_email" => "edivanlima55@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }