ESCOLA PÚBLICA, ENSINAGEM DE BIOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UMA QUESTÃO ATUAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60334 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4068 "inscrito_id" => 2126 "titulo" => "ESCOLA PÚBLICA, ENSINAGEM DE BIOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UMA QUESTÃO ATUAL" "resumo" => "TENDO EM VISTA OS CRESCENTES ÍNDICES DE DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, INFERE-SE A EMERGÊNCIA DA PROMOÇÃO DE AÇÕES QUE BUSQUEM REFLEXIONAR ACERCA DE UM DESENVOLVIMENTO BASEADO EM UMA VISÃO HOLÍSTICA OU NÃO-LINEAR, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM COMO INTEGRANTES DE UM TODO E RESPONSÁVEIS PELA CONSERVAÇÃO. POSTO ISTO, A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA, AO CONSIDERAR O DOCENTE, DOTADO DE INTENCIONALIDADE, E DISCENTE, COM O ENGAJAMENTO PERANTE AS MAIS VARIADAS QUESTÕES DO ENTORNO SOCIAL, EMERGE COMO UMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DESENVOLVIMENTISTA SOB PARÂMETROS ECOLÓGICOS E SISTÊMICOS. NESTA PESQUISA, OBJETIVOU-SE ANALISAR A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NUMA ESCOLA PÚBLICA, NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO HERCULANO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE, COM ESTUDANTES DO 1º A, 2ºA E 3ºA ANOS. TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM DE MÉTODOS MISTOS, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, SINALIZA-SE A INQUIETAÇÃO E DESEJO DE CONTINUIDADE DE RUPTURA PARADIGMÁTICA DO ENSINO NA ESCOLA ATUAL, QUER NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DE SABERES ESCOLARES DE BIOLOGIA, QUER NO ÂMBITO DO RESPEITO AO SER HUMANO E O AO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA INTERLOCUÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESCOLA, ENSINAGEM, BIOLOGIA, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID2126_25092019235231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIOS FERREIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DE SÁ" "autor_email" => "marcos.sa99@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60334 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4068 "inscrito_id" => 2126 "titulo" => "ESCOLA PÚBLICA, ENSINAGEM DE BIOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: UMA QUESTÃO ATUAL" "resumo" => "TENDO EM VISTA OS CRESCENTES ÍNDICES DE DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, INFERE-SE A EMERGÊNCIA DA PROMOÇÃO DE AÇÕES QUE BUSQUEM REFLEXIONAR ACERCA DE UM DESENVOLVIMENTO BASEADO EM UMA VISÃO HOLÍSTICA OU NÃO-LINEAR, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM COMO INTEGRANTES DE UM TODO E RESPONSÁVEIS PELA CONSERVAÇÃO. POSTO ISTO, A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA, AO CONSIDERAR O DOCENTE, DOTADO DE INTENCIONALIDADE, E DISCENTE, COM O ENGAJAMENTO PERANTE AS MAIS VARIADAS QUESTÕES DO ENTORNO SOCIAL, EMERGE COMO UMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DESENVOLVIMENTISTA SOB PARÂMETROS ECOLÓGICOS E SISTÊMICOS. NESTA PESQUISA, OBJETIVOU-SE ANALISAR A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NUMA ESCOLA PÚBLICA, NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO HERCULANO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE, COM ESTUDANTES DO 1º A, 2ºA E 3ºA ANOS. TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM DE MÉTODOS MISTOS, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, SINALIZA-SE A INQUIETAÇÃO E DESEJO DE CONTINUIDADE DE RUPTURA PARADIGMÁTICA DO ENSINO NA ESCOLA ATUAL, QUER NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DE SABERES ESCOLARES DE BIOLOGIA, QUER NO ÂMBITO DO RESPEITO AO SER HUMANO E O AO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA INTERLOCUÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESCOLA, ENSINAGEM, BIOLOGIA, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID2126_25092019235231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIOS FERREIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DE SÁ" "autor_email" => "marcos.sa99@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }