ESTEREÓTIPOS DE FEMINILIDADES E MASCULINIDADES EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60393 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5287 "inscrito_id" => 14864 "titulo" => "ESTEREÓTIPOS DE FEMINILIDADES E MASCULINIDADES EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG - UNIDADE IBIRITÉ, MG. O TEMA CENTRAL SÃO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DE LIVROS LITERÁRIOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL. O OBJETIVO GERAL FOI INVESTIGAR COMO LIVROS DE LITERATURA INFANTIL PODEM CONTRIBUIR PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES. A ABORDAGEM TEÓRICA TEVE COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS AUTORES QUE DISCUTEM GÊNERO, GÊNERO E ESCOLA, MASCULINIDADES E FEMINILIDADES, ENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE SCOTT(1989), LOURO(1997, 2001) GUIZZO (2013), ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DE CUNHO QUALITATIVO E, COMO PROCEDIMENTOS FORAM UTILIZADAS AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA FINS DE VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, O PERCURSO METODOLÓGICO SE DEU EM DUAS ETAPAS: VERIFICAR EM LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PAÍS E EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VIABILIZAM A DISTRIBUIÇÃO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL EM BIBLIOTECAS ESCOLARES. A SEGUNDA ETAPA CONSISTIU NA SELEÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL QUE PUDESSEM CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DO TEMA EM QUESTÃO. POR FIM, FORAM SELECIONADOS TRÊS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL ANTON E AS MENINAS DE OLE KÖNNECKE (2013), MENINOS DE VERDADE DE MANUELA OLTEN (2013) E SER MENINA DE ÂNGELA LEITE DE SOUZA (1998). ENTRE AS OBRAS ANALISADAS VERIFICOU-SE QUE DUAS DELAS SUGEREM POSSIBLIDADES DE (DES)CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES/FEMINILIDADES E QUE NA TERCEIRA A DESCONSTRUÇÃO ACONTECE DE FORMA MAIS EXPLICITA, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À DESNATURALIZAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. ADEMAIS, SUGERE-SE QUE SEJAM DESENVOLVIDAS OUTRAS PESQUISAS ARTICULANDO O TEMA RELAÇÕES DE GÊNERO E LITERATURA INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, LITERATURA INFANTIL, MASCULINIDADES, FEMINILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID14864_02102019195420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ANDREATA RAYMUNDO" "autor_nome_curto" => "FABIANA ANDREATA" "autor_email" => "fandreatar@gmail.com" "autor_ies" => "UEMG-UNIDADE IBIRITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60393 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5287 "inscrito_id" => 14864 "titulo" => "ESTEREÓTIPOS DE FEMINILIDADES E MASCULINIDADES EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG - UNIDADE IBIRITÉ, MG. O TEMA CENTRAL SÃO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DE LIVROS LITERÁRIOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL. O OBJETIVO GERAL FOI INVESTIGAR COMO LIVROS DE LITERATURA INFANTIL PODEM CONTRIBUIR PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES. A ABORDAGEM TEÓRICA TEVE COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS AUTORES QUE DISCUTEM GÊNERO, GÊNERO E ESCOLA, MASCULINIDADES E FEMINILIDADES, ENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE SCOTT(1989), LOURO(1997, 2001) GUIZZO (2013), ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DE CUNHO QUALITATIVO E, COMO PROCEDIMENTOS FORAM UTILIZADAS AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. PARA FINS DE VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, O PERCURSO METODOLÓGICO SE DEU EM DUAS ETAPAS: VERIFICAR EM LEGISLAÇÕES VIGENTES NO PAÍS E EM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VIABILIZAM A DISTRIBUIÇÃO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL EM BIBLIOTECAS ESCOLARES. A SEGUNDA ETAPA CONSISTIU NA SELEÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL QUE PUDESSEM CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DO TEMA EM QUESTÃO. POR FIM, FORAM SELECIONADOS TRÊS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL ANTON E AS MENINAS DE OLE KÖNNECKE (2013), MENINOS DE VERDADE DE MANUELA OLTEN (2013) E SER MENINA DE ÂNGELA LEITE DE SOUZA (1998). ENTRE AS OBRAS ANALISADAS VERIFICOU-SE QUE DUAS DELAS SUGEREM POSSIBLIDADES DE (DES)CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES/FEMINILIDADES E QUE NA TERCEIRA A DESCONSTRUÇÃO ACONTECE DE FORMA MAIS EXPLICITA, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À DESNATURALIZAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. ADEMAIS, SUGERE-SE QUE SEJAM DESENVOLVIDAS OUTRAS PESQUISAS ARTICULANDO O TEMA RELAÇÕES DE GÊNERO E LITERATURA INFANTIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, LITERATURA INFANTIL, MASCULINIDADES, FEMINILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID14864_02102019195420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ANDREATA RAYMUNDO" "autor_nome_curto" => "FABIANA ANDREATA" "autor_email" => "fandreatar@gmail.com" "autor_ies" => "UEMG-UNIDADE IBIRITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }