BEZERRA, Jamires Felix. O cordel nas aulas de literatura. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6041>. Acesso em: 24/11/2024 23:03
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que o Cordel pode ser um instrumento a mais, nas aulas de literatura, para que o alunado apreenda a história literária e, através de leitura e reflexão, adquira habilidade para a produção e reescrita de texto. Com base nos PCNs (BRASIL, 1998), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008) e Pinheiro (2001) apresenta-se um direcionamento para o ensino aprendizagem de literatura, voltado para a originalidade do poema popular nordestino. Por ter o cordel uma linguagem mais próxima do convívio social dos alunos, pode proporcionar uma rica discussão sobre contexto literário, língua e linguagem, língua culta e não culta, sobre estrutura de textos, possibilitando que o aluno trabalhe oralidade e escrita, expressando o conhecimento em versos.