ESTUDO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SAEB 2017 – O QUE OS DADOS NOS REVELAM?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60431 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 7927 "titulo" => "ESTUDO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SAEB 2017 – O QUE OS DADOS NOS REVELAM?" "resumo" => "NESTE RELATO TRAZEMOS ESTUDO EMPÍRICO COM OS DADOS LEVANTADOS PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB, REFERENTES AOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE ESCOLAS PÚBLICAS MATRICULADOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE REALIZARAM A PROVA BRASIL 2017. A ANÁLISE CONSIDEROU AS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL E A PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DE CADA ALUNO. EMBORA A TAXA DE ESTUDANTES NO NÍVEL CONSIDERADO ADEQUANDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TENHA SUBIDO DE 1,7%, NO SAEB 2015, PARA 2,2% NO SAEB 2017, AINDA EXPERIMENTAMOS RESULTADOS BASTANTES PREOCUPANTES. NOSSO ESTUDO DE REGRESSÃO CONSIDEROU VARIÁVEIS CONTEXTUAIS/EXPLICATIVAS CONTRUÍDAS COM BASE NOS CONCEITOS DE CAPITAIS DE BOURDIEU E COLEMAN. OS RESULTADOS APONTAM QUE MAIORES NÍVEIS SOCIOECONÔMICOS, CULTURAIS E DO AMBIENTE ESCOLAR FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLARES INFLUENCIAM FAVORAVELMENTE NO COMPORTAMENTO DA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA. AS MENINAS ESTÃO MAIS PROPENSAS AO DESEMPENHO INSUFICIENTE NA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA, ASSIM COMO OS ESTUDANTES NEGROS E PARDOS E EM CONTEXTO DE TRABALHO INFANTIL FORA DE CASA. TAIS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE A COMUNIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA TAMBÉM PENSAR EM ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM E GARANTAM APRENDIZAGEM, NUMA TENTATIVA DE REDUZIR AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS À ESCOLA, COMO AS CONDIÇÕES SOCIOECONÕMICAS E CULTURAIS E AS CARACTERÍSITCAS FAMILIARES DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "SAEB 2017, REGRESSÃO LOGÍSTICA, AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA NO SAEB, PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA NO SAEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7927_15082019213142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO AGUILAR JR" "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO AGUILAR JÚNIOR" "autor_email" => "carlosaugustobolivar@hotm" "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60431 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2225 "inscrito_id" => 7927 "titulo" => "ESTUDO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO SAEB 2017 – O QUE OS DADOS NOS REVELAM?" "resumo" => "NESTE RELATO TRAZEMOS ESTUDO EMPÍRICO COM OS DADOS LEVANTADOS PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SAEB, REFERENTES AOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE ESCOLAS PÚBLICAS MATRICULADOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE REALIZARAM A PROVA BRASIL 2017. A ANÁLISE CONSIDEROU AS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL E A PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DE CADA ALUNO. EMBORA A TAXA DE ESTUDANTES NO NÍVEL CONSIDERADO ADEQUANDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TENHA SUBIDO DE 1,7%, NO SAEB 2015, PARA 2,2% NO SAEB 2017, AINDA EXPERIMENTAMOS RESULTADOS BASTANTES PREOCUPANTES. NOSSO ESTUDO DE REGRESSÃO CONSIDEROU VARIÁVEIS CONTEXTUAIS/EXPLICATIVAS CONTRUÍDAS COM BASE NOS CONCEITOS DE CAPITAIS DE BOURDIEU E COLEMAN. OS RESULTADOS APONTAM QUE MAIORES NÍVEIS SOCIOECONÔMICOS, CULTURAIS E DO AMBIENTE ESCOLAR FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLARES INFLUENCIAM FAVORAVELMENTE NO COMPORTAMENTO DA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA. AS MENINAS ESTÃO MAIS PROPENSAS AO DESEMPENHO INSUFICIENTE NA PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA, ASSIM COMO OS ESTUDANTES NEGROS E PARDOS E EM CONTEXTO DE TRABALHO INFANTIL FORA DE CASA. TAIS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE A COMUNIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA TAMBÉM PENSAR EM ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM E GARANTAM APRENDIZAGEM, NUMA TENTATIVA DE REDUZIR AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS À ESCOLA, COMO AS CONDIÇÕES SOCIOECONÕMICAS E CULTURAIS E AS CARACTERÍSITCAS FAMILIARES DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "SAEB 2017, REGRESSÃO LOGÍSTICA, AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA NO SAEB, PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA NO SAEB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7927_15082019213142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO AGUILAR JR" "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO AGUILAR JÚNIOR" "autor_email" => "carlosaugustobolivar@hotm" "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }