ARAÚJO, Selma Lúcia Da Silva Almeida et al.. O ensino de literatura na sala de aula. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6044>. Acesso em: 25/11/2024 00:20
O ENSINO DE LITERATURA NA SALA DE AULA LÚCIA, Selma da Silva Almeida Araújo(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol-UEPB) Bandeira, Verônica Patrício(Acadêmica do curso de Letras/Espanhol –UEPB) RESUMO: Uma das características dos textos poéticos é a liberdade para jogar com as palavras, além de colocar a linguagem em cena. Visto que suas qualidades é a propriedade de dialogar com impressões, e idéias do leitor a partir das imagens; visuais, sonoras, táteis ou articuladas em torno de pensamentos e emoções. Este projeto prioriza proporcionar através da poesia, momentos de prazer no contato com a leitura e escrita. Fazendo com que os estudantes produzam seus próprios textos, usando sua criatividade, possibilitando reflexões sobre as relações entre o oral e o escrito. Podemos compreender a sua estrutura e desenvolver as habilidades despertando o interesse por literatura. Observar a sonoridade das palavras contidas nas rimas, pesquisando sobre poetas e suas obras, percebendo a entonação em cada verso, sendo capaz de recitar e produzir seus próprios poemas e compará-los a outros gêneros textuais, guiados pelas teorias de José Paulo Paes (2003) e Cecília Meireles (2008). Potencialmente, a poesia como prática de ensino, amplia o repertório poético, estimulando a variedade de experiências, formação de criticidade, autonomia e responsabilidade do autor. É um suporte que motiva as crianças e jovens, a buscar com suas curiosidades novas leituras, como processo que implica o uso da língua e a competência para produção textual.Palavras-chave: poesia, leitura, escrita