EU SEI QUE EU SOU BONITA E GOSTOSA: O EMPODERAMENTO DE MULHERES PROSTITUTAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60447 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5053 "inscrito_id" => 4010 "titulo" => "EU SEI QUE EU SOU BONITA E GOSTOSA: O EMPODERAMENTO DE MULHERES PROSTITUTAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA" "resumo" => "ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DESCREVER O ESTUDO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES E AMBIENTES POPULARES, QUE COMPÕE O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO COMPREENDEU A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, CONCERNENTES AO TEMA, DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS INSTITUCIONAIS E POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA JUNTO A UM GRUPO DE MULHERES PROSTITUTAS. O ESTUDO ENVOLVEU 11 ESTAGIÁRIAS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E 12 PROSTITUTAS QUE TRABALHAVAM OU TRABALHAM NA ÁREA CENTRAL DA CAPITAL PARAENSE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE 97% DAS MULHERES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS DISCENTES-ESTAGIARIAS, DEMONSTRANDO INTERESSE E MOTIVAÇÃO PELO QUE ERA DESENVOLVIDO, DO MESMO MODO, 97% DAS PARTICIPANTES NÃO SÓ ACEITARAM AS ATIVIDADES APRESENTADAS COMO SE ENVOLVERAM NA SUA DIVULGAÇÃO PARA OUTRAS TRABALHADORAS SEXUAIS. O PROJETO INICIOU COM 100% DE MULHERES PROSTITUTAS QUE NÃO MAIS EXERCIAM SUAS FUNÇÕES, PÓREM, AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO, ALCANÇOU MAIS DO QUE O DOBRO DE MULHERES QUE ATUAM ATIVAMENTE COMO PROSTITUTAS NA AREA CENTRAL DE BELÉM, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM ADQUIRINDO GRADATIVAMENTE PARA AQUELAS MULHERES. POR FIM, COMO CONSIDERAÇÕES, RESSALTA-SE QUE A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E ESPAÇOS NÃO FORMAIS PODE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUE SE TRANSFORMAM EM PRÁTICAS TÃO SIGNIFICATIVAS, APESAR DE NEM SEMPRE SEREM CONSIDERADAS. FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O CURSO DE PEDAGOGIA E A UNIVERSIDADE COMO UM TODO ENFATIZE A NECESSIDADE DE CONCRETAMENTE BUSCAR NOVOS ESPAÇOS DE ESTÁGIO, CRIANDO ALTERNATIVAS PARA QUE SEJAM VISIBILIZADOS SUJEITOS (IM)PROVÁVEIS PARA O ESTUDO CIENTÍFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "MULHERES PROSTITUTAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EMPODERAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID4010_30092019194954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BORGES CORRÊA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL OLIVEIRA" "autor_email" => "iza_tina@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60447 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5053 "inscrito_id" => 4010 "titulo" => "EU SEI QUE EU SOU BONITA E GOSTOSA: O EMPODERAMENTO DE MULHERES PROSTITUTAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA" "resumo" => "ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DESCREVER O ESTUDO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES E AMBIENTES POPULARES, QUE COMPÕE O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO COMPREENDEU A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, CONCERNENTES AO TEMA, DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS INSTITUCIONAIS E POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA JUNTO A UM GRUPO DE MULHERES PROSTITUTAS. O ESTUDO ENVOLVEU 11 ESTAGIÁRIAS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E 12 PROSTITUTAS QUE TRABALHAVAM OU TRABALHAM NA ÁREA CENTRAL DA CAPITAL PARAENSE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE 97% DAS MULHERES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELAS DISCENTES-ESTAGIARIAS, DEMONSTRANDO INTERESSE E MOTIVAÇÃO PELO QUE ERA DESENVOLVIDO, DO MESMO MODO, 97% DAS PARTICIPANTES NÃO SÓ ACEITARAM AS ATIVIDADES APRESENTADAS COMO SE ENVOLVERAM NA SUA DIVULGAÇÃO PARA OUTRAS TRABALHADORAS SEXUAIS. O PROJETO INICIOU COM 100% DE MULHERES PROSTITUTAS QUE NÃO MAIS EXERCIAM SUAS FUNÇÕES, PÓREM, AO LONGO DO SEU DESENVOLVIMENTO, ALCANÇOU MAIS DO QUE O DOBRO DE MULHERES QUE ATUAM ATIVAMENTE COMO PROSTITUTAS NA AREA CENTRAL DE BELÉM, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM ADQUIRINDO GRADATIVAMENTE PARA AQUELAS MULHERES. POR FIM, COMO CONSIDERAÇÕES, RESSALTA-SE QUE A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E ESPAÇOS NÃO FORMAIS PODE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE SABERES QUE SE TRANSFORMAM EM PRÁTICAS TÃO SIGNIFICATIVAS, APESAR DE NEM SEMPRE SEREM CONSIDERADAS. FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O CURSO DE PEDAGOGIA E A UNIVERSIDADE COMO UM TODO ENFATIZE A NECESSIDADE DE CONCRETAMENTE BUSCAR NOVOS ESPAÇOS DE ESTÁGIO, CRIANDO ALTERNATIVAS PARA QUE SEJAM VISIBILIZADOS SUJEITOS (IM)PROVÁVEIS PARA O ESTUDO CIENTÍFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "MULHERES PROSTITUTAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EMPODERAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID4010_30092019194954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BORGES CORRÊA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL OLIVEIRA" "autor_email" => "iza_tina@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }