A EVASÃO É UM PROBLEMA QUE VEM PREOCUPANDO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM GERAL, PÚBLICAS OU PARTICULARES, POIS A SAÍDA DE ALUNOS PROVOCA GRAVES CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, ACADÊMICAS E ECONÔMICAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL REALIZAR UM LEVANTAMENTO ACERCA DA EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DE CRATEÚS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, A FIM DE APONTAR A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS RELACIONADAS A FATORES INTERNOS E EXTERNOS À INSTITUIÇÃO, COMO TAMBÉM FATORES REFERENTES ÀS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DE ALUNO PARA A OCORRÊNCIA DESSE FENÔMENO. FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, CALCULADA A FREQUÊNCIA E REALIZADAS AS ANÁLISES DESCRITIVAS. OS RESULTADOS APRESENTARAM O PERFIL DOS EVADIDOS, EM SUA MAIORIA, COMO: DO GÊNERO MASCULINO (70,4%), COTISTAS (50,5%), ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA (89%) E RECÉM-INGRESSANTES (85,2%), REVELANDO UM CONTRAPONTO DIANTE DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO IMPLEMENTADAS NOS ÚLTIMOS ANOS. QUANTO AOS MOTIVOS PARA A EVASÃO, A INSATISFAÇÃO COM O CURSO (44,4%), AS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DOS SUJEITOS (18%) E ASPECTOS RELACIONADOS A ESCOLHA EQUIVOCADA DO CURSO REPRESENTARAM FORTES ELEMENTOS PARA O FENÔMENO DO ABANDONO DA GRADUAÇÃO.