EXPLORANDO A MATEMÁTICA DO SKATE: ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL ATRAVÉS DO SOFTWARE MAPLE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60480 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5624 "inscrito_id" => 12291 "titulo" => "EXPLORANDO A MATEMÁTICA DO SKATE: ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL ATRAVÉS DO SOFTWARE MAPLE" "resumo" => "ESTA PESQUISA ABORDA A POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A UM SISTEMA FÍSICO ATRAVÉS DO USO DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS, BEM COMO SEUS MÉTODOS DE ESTUDO, COMO É O CASO DA DERIVADA DIRECIONAL. DIANTE DISSO, ESTA ABORDAGEM DIZ RESPEITO A SITUAÇÃO USUAL DA TRAJETÓRIA SIMPLES DE UM SKATISTA NUMA RAMPA TRADICIONAL DO ESPORTE. DEPENDENDO DA PERSPECTIVA, ESTA MODELAGEM PODE SER FEITA DE FORMA ANALÍTICA, NO ENTANTO O OBJETIVO DA PESQUISA VISA A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS, NESTE CASO O SOFTWARE MATEMÁTICO MAPLE, COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NA ANÁLISE DO SISTEMA EM QUESTÃO. O SISTEMA ANALISADO É DESCRITO PELA TRAJETÓRIA SIMPLES DE UM SKATISTA, A QUAL ESTÁ RELACIONADA FISICAMENTE A TRÊS POSSÍVEIS SITUAÇÕES EM QUE O MOVIMENTO ESTÁ SUJEITO, SÃO ELAS: SUPERFÍCIE PLANA OU NIVELADA, RAMPA E PARABOLOIDE. COM ISSO, É FEITA A ANÁLISE DAS SUPERFÍCIES DE CONTORNO, CURVAS DE NÍVEL E DERIVADAS DIRECIONAIS DAS EQUAÇÕES QUE MODELAM CADA POSSÍVEL CENÁRIO, A FIM DE INSTIGAR A ANÁLISE DAS DEMAIS CARACTERÍSTICAS ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, COMO É O CASO DA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA VELOCIDADE DO SKATISTA DURANTE A SUA TRAJETÓRIA, E COMO COMPORTA-SE A CONSERVAÇÃO DA ENERGIA PRESENTE NUMA RAMPA, POR EXEMPLO. ACREDITAMOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA PODE E DEVE SE ESTENDER ALÉM DOS CÁLCULOS TEÓRICOS, TENDO COMO OBJETIVO A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ADEQUADAS. A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO AQUI RESPONDIDA REPRESENTA DE FORMA INTUITIVA A APLICAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE NÍVEL, DERIVADA DIRECIONAL, ALÉM DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS ATRELADOS À MODELAGEM MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL, DERIVADA DIRECIONAL, FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS, MAPLE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID12291_03102019194609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELMO ARTUR DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ARTUR AQUINO" "autor_email" => "artur-aquino1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60480 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5624 "inscrito_id" => 12291 "titulo" => "EXPLORANDO A MATEMÁTICA DO SKATE: ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL ATRAVÉS DO SOFTWARE MAPLE" "resumo" => "ESTA PESQUISA ABORDA A POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A UM SISTEMA FÍSICO ATRAVÉS DO USO DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS, BEM COMO SEUS MÉTODOS DE ESTUDO, COMO É O CASO DA DERIVADA DIRECIONAL. DIANTE DISSO, ESTA ABORDAGEM DIZ RESPEITO A SITUAÇÃO USUAL DA TRAJETÓRIA SIMPLES DE UM SKATISTA NUMA RAMPA TRADICIONAL DO ESPORTE. DEPENDENDO DA PERSPECTIVA, ESTA MODELAGEM PODE SER FEITA DE FORMA ANALÍTICA, NO ENTANTO O OBJETIVO DA PESQUISA VISA A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS, NESTE CASO O SOFTWARE MATEMÁTICO MAPLE, COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NA ANÁLISE DO SISTEMA EM QUESTÃO. O SISTEMA ANALISADO É DESCRITO PELA TRAJETÓRIA SIMPLES DE UM SKATISTA, A QUAL ESTÁ RELACIONADA FISICAMENTE A TRÊS POSSÍVEIS SITUAÇÕES EM QUE O MOVIMENTO ESTÁ SUJEITO, SÃO ELAS: SUPERFÍCIE PLANA OU NIVELADA, RAMPA E PARABOLOIDE. COM ISSO, É FEITA A ANÁLISE DAS SUPERFÍCIES DE CONTORNO, CURVAS DE NÍVEL E DERIVADAS DIRECIONAIS DAS EQUAÇÕES QUE MODELAM CADA POSSÍVEL CENÁRIO, A FIM DE INSTIGAR A ANÁLISE DAS DEMAIS CARACTERÍSTICAS ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, COMO É O CASO DA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA VELOCIDADE DO SKATISTA DURANTE A SUA TRAJETÓRIA, E COMO COMPORTA-SE A CONSERVAÇÃO DA ENERGIA PRESENTE NUMA RAMPA, POR EXEMPLO. ACREDITAMOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA PODE E DEVE SE ESTENDER ALÉM DOS CÁLCULOS TEÓRICOS, TENDO COMO OBJETIVO A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ADEQUADAS. A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO AQUI RESPONDIDA REPRESENTA DE FORMA INTUITIVA A APLICAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE NÍVEL, DERIVADA DIRECIONAL, ALÉM DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS ATRELADOS À MODELAGEM MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL, DERIVADA DIRECIONAL, FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS, MAPLE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID12291_03102019194609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELMO ARTUR DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ARTUR AQUINO" "autor_email" => "artur-aquino1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }