FAMÍLIA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ENTRE DIREITOS E DEFINIÇÕES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60493 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3718 "inscrito_id" => 7121 "titulo" => "FAMÍLIA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ENTRE DIREITOS E DEFINIÇÕES" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A CONCEITUAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SEUS DIREITOS, BEM COMO A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. DIANTE DISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO A PARTIR DA COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO ESPECIAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO O TRABALHO SE APOIA NOS SEGUINTES AUTORES: FONSECA (2002), MELLO (2007), WINNICOTT (1997), SILVA (2012) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO PARTE DE DUAS QUESTÕES DESAFIADORAS: SERÁ QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO REALMENTE INCLUÍDAS NO AMBIENTE ESCOLAR? QUAL É A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES INDIVÍDUOS? POR ISSO, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM TEA. PARA INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS COM A PSICOPEDAGOGA E FAMILIARES DO PARTICIPANTE SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, HISTÓRIA DE VIDA E A RELAÇÃO FAMILIAR. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A FAMÍLIA ACEITA A CONDIÇÃO DA CRIANÇA, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DELA TANTO NO ÂMBITO FAMILIAR COMO ESCOLAR, PORÉM FOI PERCEPTÍVEL DIANTE DO CASO QUE A CRIANÇA PARTICIPA DAS ATIVIDADES NA ESCOLA, PORÉM DE UMA FORMA PARCIAL, POIS GERALMENTE ELE NÃO CONCLUI AS DEMORADAS. ASSIM, É NOTÓRIO TAMBÉM QUE A FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE NA VIDA DESSES SERES HUMANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, DIREITOS, FAMÍLIA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7121_24092019183633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARQUES MENESES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ MARQUES" "autor_email" => "menesesmarques61@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60493 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3718 "inscrito_id" => 7121 "titulo" => "FAMÍLIA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ENTRE DIREITOS E DEFINIÇÕES" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A CONCEITUAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SEUS DIREITOS, BEM COMO A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. DIANTE DISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO A PARTIR DA COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO ESPECIAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO O TRABALHO SE APOIA NOS SEGUINTES AUTORES: FONSECA (2002), MELLO (2007), WINNICOTT (1997), SILVA (2012) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO PARTE DE DUAS QUESTÕES DESAFIADORAS: SERÁ QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO REALMENTE INCLUÍDAS NO AMBIENTE ESCOLAR? QUAL É A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES INDIVÍDUOS? POR ISSO, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM TEA. PARA INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS COM A PSICOPEDAGOGA E FAMILIARES DO PARTICIPANTE SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, HISTÓRIA DE VIDA E A RELAÇÃO FAMILIAR. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A FAMÍLIA ACEITA A CONDIÇÃO DA CRIANÇA, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DELA TANTO NO ÂMBITO FAMILIAR COMO ESCOLAR, PORÉM FOI PERCEPTÍVEL DIANTE DO CASO QUE A CRIANÇA PARTICIPA DAS ATIVIDADES NA ESCOLA, PORÉM DE UMA FORMA PARCIAL, POIS GERALMENTE ELE NÃO CONCLUI AS DEMORADAS. ASSIM, É NOTÓRIO TAMBÉM QUE A FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE NA VIDA DESSES SERES HUMANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO, DIREITOS, FAMÍLIA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7121_24092019183633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARQUES MENESES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ MARQUES" "autor_email" => "menesesmarques61@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }