FEEDBACK DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE
GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60509 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2705 "inscrito_id" => 7837 "titulo" => """ FEEDBACK DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE\r\n GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA """ "resumo" => "O FEEDBACK REGULA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FORNECENDO, CONTINUAMENTE, INFORMAÇÕES PARA QUE O ESTUDANTE PERCEBA O QUÃO DISTANTE, OU PRÓXIMO, ELE ESTÁ DOS OBJETIVOS ALMEJADOS. O FATO DE O FEEDBACK SER CONTÍNUO PERMITE QUE SEJA REALIZADO OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DE FORMA PRECOCE, E NÃO APENAS QUANDO O ALUNO FALHA NO TESTE AO FINAL DO CURSO, OU SEJA, NA AVALIAÇÃO SOMATIVA. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A COMPREENDER O FEEDBACK OU DEVOLUTIVA DO DESEMPENHO REALIZADO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA E RELACIONÁ-LO COM OS PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS SUJEITOS FORAM DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA QUE APRESENTA HISTORICIDADE EM FORTALEZA, CEARÁ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL E DA TÉCNICA DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ADOTOU-SE A MODALIDADE ANÁLISE TEMÁTICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS DOCENTES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK, E QUE ELE REPRESENTA O RETORNO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E É REALIZADO POR MEIO DO DIÁLOGO ALUNO-PROFESSOR, NA INTENÇÃO DE MOTIVAR E MELHORAR O DESEMPENHO DO DISCENTE. NO ENTANTO, O FEEDBACK PASSA A SER DIRECIONADO AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO COM RESULTADO INSATISFATÓRIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FEEDBACK, ENSINO SUPERIOR, ODONTOLOGIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7837_26082019220448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERYDIANNA FROTA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "VERYDIANNA" "autor_email" => "verydianna_1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60509 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2705 "inscrito_id" => 7837 "titulo" => """ FEEDBACK DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE\r\n GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA """ "resumo" => "O FEEDBACK REGULA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FORNECENDO, CONTINUAMENTE, INFORMAÇÕES PARA QUE O ESTUDANTE PERCEBA O QUÃO DISTANTE, OU PRÓXIMO, ELE ESTÁ DOS OBJETIVOS ALMEJADOS. O FATO DE O FEEDBACK SER CONTÍNUO PERMITE QUE SEJA REALIZADO OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DE FORMA PRECOCE, E NÃO APENAS QUANDO O ALUNO FALHA NO TESTE AO FINAL DO CURSO, OU SEJA, NA AVALIAÇÃO SOMATIVA. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A COMPREENDER O FEEDBACK OU DEVOLUTIVA DO DESEMPENHO REALIZADO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA E RELACIONÁ-LO COM OS PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS SUJEITOS FORAM DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA QUE APRESENTA HISTORICIDADE EM FORTALEZA, CEARÁ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL E DA TÉCNICA DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ADOTOU-SE A MODALIDADE ANÁLISE TEMÁTICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS DOCENTES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK, E QUE ELE REPRESENTA O RETORNO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E É REALIZADO POR MEIO DO DIÁLOGO ALUNO-PROFESSOR, NA INTENÇÃO DE MOTIVAR E MELHORAR O DESEMPENHO DO DISCENTE. NO ENTANTO, O FEEDBACK PASSA A SER DIRECIONADO AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO COM RESULTADO INSATISFATÓRIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FEEDBACK, ENSINO SUPERIOR, ODONTOLOGIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7837_26082019220448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERYDIANNA FROTA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "VERYDIANNA" "autor_email" => "verydianna_1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }