FICÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: O (PÓS)COLONIALISMO DE EDGAR ALLAN POE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60521 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1041 "inscrito_id" => 10311 "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: O (PÓS)COLONIALISMO DE EDGAR ALLAN POE" "resumo" => "NA ATUALIDADE, TEM-SE DISCUTIDO E TEORIZADO REITERADAMENTE SOBRE A CHAMADA “CRISE DA LITERATURA,” OU SEJA, O DESINTERESSE DO ALUNO BRASILEIRO PELA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO PROPOSTO NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSEQUENTE DIFICULDADE QUE OS PROFESSORES TEM ENCONTRADO PARA LECIONAR TAL DISCIPLINA, SOBRETUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. DIANTE DESTE CENÁRIO, ESTE ARTIGO PROPÕE A UTILIZAÇÃO DA FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO E OBJETO DE ENSINO PARA ATRAIR O ALUNO PARA O TIPO DE TEXTO LITERÁRIO QUE A ESCOLA PROPÕE. OBSERVA-SE QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, ALGUNS DOS PRINCIPAIS SUCESSOS DO CINEMA SÃO ADAPTAÇÕES DE LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA, DE SORTE QUE O PÚBLICO EM FASE ESCOLAR TEM SIDO EXPOSTO E ATRAÍDO PARA ESTE GÊNERO VIA CINEMA. ASSIM, O TRABALHO COM ESSE SUBGÊNERO DA NARRATIVA PERMITIRÁ AO PROFESSOR PARTIR DE ALGO QUE ESTÁ CONSOLIDADO NO GOSTO DO ALUNO, SOBRETUDO SE UTILIZAR-SE DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE, UM DOS AUTORES MAIS CELEBRADOS NAS ESCOLAS NACIONAIS. VÁRIOS DE SEUS CONTOS SÃO OBRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA, REALIZADOS PELO MODO GÓTICO E/OU PELA UTOPIA/DISTOPIA – ESTA CARACTERÍSTICA É EXATAMENTE AQUELA ENCONTRADA NOS SUCESSOS CINEMATOGRÁFICOS ALUDIDOS ACIMA. TAIS CONTOS DE POE TAMBÉM INCIDEM SOBRE DISCUSSÕES DE NATUREZA (PÓS)COLONIALISTAS, POR CRITICAR E, POR VEZES, REPRODUZIR, O MODO DE PENSAR EUROCÊNTRICO ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E AS HIERARQUIAS ESPACIAIS (METRÓPOLE VERSUS COLÔNIA) NO SEU DESENVOLVIMENTO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PROPOSTA, SERÃO UTILIZADOS OS POSTULADOS DE ROBERTS (2006), RIEDER (2008), KHAIR (2009), COSSON (2012), DENTRE OUTROS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO, FICÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10311_08082019101139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISE LILIAN FONSECA DIAS" "autor_nome_curto" => "DAISE LILIAN" "autor_email" => "daiselilian@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60521 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1041 "inscrito_id" => 10311 "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: O (PÓS)COLONIALISMO DE EDGAR ALLAN POE" "resumo" => "NA ATUALIDADE, TEM-SE DISCUTIDO E TEORIZADO REITERADAMENTE SOBRE A CHAMADA “CRISE DA LITERATURA,” OU SEJA, O DESINTERESSE DO ALUNO BRASILEIRO PELA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO PROPOSTO NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSEQUENTE DIFICULDADE QUE OS PROFESSORES TEM ENCONTRADO PARA LECIONAR TAL DISCIPLINA, SOBRETUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. DIANTE DESTE CENÁRIO, ESTE ARTIGO PROPÕE A UTILIZAÇÃO DA FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO E OBJETO DE ENSINO PARA ATRAIR O ALUNO PARA O TIPO DE TEXTO LITERÁRIO QUE A ESCOLA PROPÕE. OBSERVA-SE QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, ALGUNS DOS PRINCIPAIS SUCESSOS DO CINEMA SÃO ADAPTAÇÕES DE LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA, DE SORTE QUE O PÚBLICO EM FASE ESCOLAR TEM SIDO EXPOSTO E ATRAÍDO PARA ESTE GÊNERO VIA CINEMA. ASSIM, O TRABALHO COM ESSE SUBGÊNERO DA NARRATIVA PERMITIRÁ AO PROFESSOR PARTIR DE ALGO QUE ESTÁ CONSOLIDADO NO GOSTO DO ALUNO, SOBRETUDO SE UTILIZAR-SE DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE, UM DOS AUTORES MAIS CELEBRADOS NAS ESCOLAS NACIONAIS. VÁRIOS DE SEUS CONTOS SÃO OBRAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA, REALIZADOS PELO MODO GÓTICO E/OU PELA UTOPIA/DISTOPIA – ESTA CARACTERÍSTICA É EXATAMENTE AQUELA ENCONTRADA NOS SUCESSOS CINEMATOGRÁFICOS ALUDIDOS ACIMA. TAIS CONTOS DE POE TAMBÉM INCIDEM SOBRE DISCUSSÕES DE NATUREZA (PÓS)COLONIALISTAS, POR CRITICAR E, POR VEZES, REPRODUZIR, O MODO DE PENSAR EUROCÊNTRICO ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E AS HIERARQUIAS ESPACIAIS (METRÓPOLE VERSUS COLÔNIA) NO SEU DESENVOLVIMENTO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PROPOSTA, SERÃO UTILIZADOS OS POSTULADOS DE ROBERTS (2006), RIEDER (2008), KHAIR (2009), COSSON (2012), DENTRE OUTROS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO, FICÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10311_08082019101139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISE LILIAN FONSECA DIAS" "autor_nome_curto" => "DAISE LILIAN" "autor_email" => "daiselilian@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }