A PROCURA POR NOVOS MÉTODOS DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA É CONTÍNUA E NECESSÁRIA, O USO DA TECNOLOGIA, OU SIMPLES EXPERIÊNCIAS NO ENSINO, TORNA-SE OUTROS MEIOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO. CONTUDO, O LIVRO DIDÁTICO É UTILIZADO COMO O ÚNICO ROTEIRO PARA APRENDIZAGEM. ANALISANDO A HISTÓRIA DA FÍSICA E OS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MECÂNICA NEWTONIANA CHEGAMOS À CONCLUSÃO DA POSSIBILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE OS CONTEÚDOS “ESTUDO DA RETA” (GEOMETRIA ANALÍTICA) E “MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME” (CINEMÁTICA), PORTANTO UMA AÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS DA MATEMÁTICA QUE FUNDAMENTA A MECÂNICA NEWTONIANA. APROVEITANDO ESSA OPORTUNIDADE DA PESQUISA E RECONHECENDO AS LIMITAÇÕES DA ESCOLA PÚBLICA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL RESOLVEMOS USAR DE UM PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO QUAL FOSSE POSSÍVEL CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE UM MÉTODO LÚDICO, E, QUE, ESSE MÉTODO PUDESSE SER EXTENSIVO A ESCOLA PÚBLICA DO MÉDIO PARNAÍBA PIAUIENSE.