FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60539 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 6667 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS QUE ATUAM COM ALUNOS SURDOS, OCORRIDA NO CEILIBRAS (CENTRO EDUCACIONAL DE IDIOMAS LIBRAS) JUNTAMENTE COM A ASBP (ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE BRAGANÇA PAULISTA). O OBJETIVO GERAL FOI: OFERECER AOS PARTICIPANTES SUBSÍDIOS TEÓRICO-PRÁTICOS VOLTADOS AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESSA CLIENTELA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER COM QUE OS PROFESSORES SE APROPRIASSEM DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA DE SINAIS; APRENDER OS SINAIS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA; ADAPTAR ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA AOS ALUNOS SURDOS, A FIM DE, TORNÁ-LOS LEITORES CAPAZES DE ATRIBUIR SENTIDO AOS GÊNEROS TEXTUAIS, RESPEITANDO SUA SINGULARIDADE LINGUÍSTICA, TENDO COMO PONTO PRIMORDIAL O ENSINO DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA (L1) E LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA COMO SEGUNDA (L2) E; APRENDER A UTILIZAR, CRIAR E ADAPTAR RECURSOS MIDIÁTICOS QUE, FACILITEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. ÀS PARTICIPANTES, FORAM OPORTUNIZADAS SITUAÇÕES DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESTES ALUNOS, POR MEIO DE MATERIAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS. POR FIM, POR MEIO DO ESTUDO REALIZADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE, AS METODOLOGIAS OFERECIDAS ESTÃO INFLUENCIANDO NA QUALIDADE DE ENSINO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ALUNOS SURDOS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6667_18072019220551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MALU SILLVA" "autor_email" => "malucenica@gmail.com" "autor_ies" => "FESB/UDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60539 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 6667 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS QUE ATUAM COM ALUNOS SURDOS, OCORRIDA NO CEILIBRAS (CENTRO EDUCACIONAL DE IDIOMAS LIBRAS) JUNTAMENTE COM A ASBP (ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE BRAGANÇA PAULISTA). O OBJETIVO GERAL FOI: OFERECER AOS PARTICIPANTES SUBSÍDIOS TEÓRICO-PRÁTICOS VOLTADOS AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESSA CLIENTELA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER COM QUE OS PROFESSORES SE APROPRIASSEM DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA DE SINAIS; APRENDER OS SINAIS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA; ADAPTAR ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA AOS ALUNOS SURDOS, A FIM DE, TORNÁ-LOS LEITORES CAPAZES DE ATRIBUIR SENTIDO AOS GÊNEROS TEXTUAIS, RESPEITANDO SUA SINGULARIDADE LINGUÍSTICA, TENDO COMO PONTO PRIMORDIAL O ENSINO DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA (L1) E LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA COMO SEGUNDA (L2) E; APRENDER A UTILIZAR, CRIAR E ADAPTAR RECURSOS MIDIÁTICOS QUE, FACILITEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. ÀS PARTICIPANTES, FORAM OPORTUNIZADAS SITUAÇÕES DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESTES ALUNOS, POR MEIO DE MATERIAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS. POR FIM, POR MEIO DO ESTUDO REALIZADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE, AS METODOLOGIAS OFERECIDAS ESTÃO INFLUENCIANDO NA QUALIDADE DE ENSINO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ALUNOS SURDOS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6667_18072019220551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MALU SILLVA" "autor_email" => "malucenica@gmail.com" "autor_ies" => "FESB/UDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }