FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10639/03 E 11.645/08:
A CONCEPÇÃO SOCIETÁRIA E O FAZER DIDÁTICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60559 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 2371 "titulo" => """ FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10639/03 E 11.645/08:\r\n A CONCEPÇÃO SOCIETÁRIA E O FAZER DIDÁTICO """ "resumo" => "O IDEAL HISTORICAMENTE CONCEBIDO NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL TEM EVIDENCIADO A PREVALÊNCIA DE UMA SOCIEDADE QUE SE BASEIA NA MANUTENÇÃO DO STATUS QUO DAQUELES QUE A COLONIZARAM DESDE OS ANOS DE 1500. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS RAÇAS, UTILIZANDO A CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA, NO BRASIL, TRAZ CONSIGO UM VIÉS DE DISCRIMINAÇÃO QUE IMPACTA MARCADAMENTE NA VIDA DA POPULAÇÃO NEGRA NO PAÍS. COMO A EDUCAÇÃO FORMAL SE CONSTITUI ELEMENTO IMPORTANTE PARA A SUA FORMAÇÃO IDEOLÓGICA, SURGE A URGÊNCIA DE UTILIZÁ-LA COMO MECANISMO DE QUEBRA DE ESTEREÓTIPOS. A PARTIR DE ESTUDOS TEÓRICOS SOBRE A CONDIÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL DESDE O INÍCIO DA SUA COLONIZAÇÃO E DO DIÁLOGO COM OS PROFESSORES DO CURSO NORMAL,ESTE ARTIGO INVESTIGA COMO TEM SE DADO O ENSINO OBRIGATÓRIO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E SEUS DESCENDENTES NO PAÍS, ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003 ASSIM COMO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08, QUE ACRESCENTA A PRIMEIRA A OBRIGATORIEDADE DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS. A METODOLOGIA AQUI UTILIZADA LEVA EM CONTA, EM SEU PRIMEIRO MOMENTO, O LEVANTAMENTO DAS TEORIAS QUE EXPLICAM RAÇA E RACISMO E O ENSINO MULTICULTURAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. NO SEGUNDO MOMENTO, VALE-SE DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E ANÁLISE OBTIDA A PARTIR DOS DADOS COLETADOS EM PESQUISA QUALITATIVA, SOBRE A ANÁLISE DE CONTEÚDO, COM OS REGENTES DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR MANUEL MARINHO, EM VOLTA REDONDA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CURSO NORMAL, LEI 10.639/03, RACISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID2371_14082019234812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA CARMEM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANA CARMEM" "autor_email" => "elianacarmem32@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60559 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 2371 "titulo" => """ FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10639/03 E 11.645/08:\r\n A CONCEPÇÃO SOCIETÁRIA E O FAZER DIDÁTICO """ "resumo" => "O IDEAL HISTORICAMENTE CONCEBIDO NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL TEM EVIDENCIADO A PREVALÊNCIA DE UMA SOCIEDADE QUE SE BASEIA NA MANUTENÇÃO DO STATUS QUO DAQUELES QUE A COLONIZARAM DESDE OS ANOS DE 1500. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS RAÇAS, UTILIZANDO A CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA, NO BRASIL, TRAZ CONSIGO UM VIÉS DE DISCRIMINAÇÃO QUE IMPACTA MARCADAMENTE NA VIDA DA POPULAÇÃO NEGRA NO PAÍS. COMO A EDUCAÇÃO FORMAL SE CONSTITUI ELEMENTO IMPORTANTE PARA A SUA FORMAÇÃO IDEOLÓGICA, SURGE A URGÊNCIA DE UTILIZÁ-LA COMO MECANISMO DE QUEBRA DE ESTEREÓTIPOS. A PARTIR DE ESTUDOS TEÓRICOS SOBRE A CONDIÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL DESDE O INÍCIO DA SUA COLONIZAÇÃO E DO DIÁLOGO COM OS PROFESSORES DO CURSO NORMAL,ESTE ARTIGO INVESTIGA COMO TEM SE DADO O ENSINO OBRIGATÓRIO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E SEUS DESCENDENTES NO PAÍS, ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003 ASSIM COMO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08, QUE ACRESCENTA A PRIMEIRA A OBRIGATORIEDADE DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS. A METODOLOGIA AQUI UTILIZADA LEVA EM CONTA, EM SEU PRIMEIRO MOMENTO, O LEVANTAMENTO DAS TEORIAS QUE EXPLICAM RAÇA E RACISMO E O ENSINO MULTICULTURAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. NO SEGUNDO MOMENTO, VALE-SE DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E ANÁLISE OBTIDA A PARTIR DOS DADOS COLETADOS EM PESQUISA QUALITATIVA, SOBRE A ANÁLISE DE CONTEÚDO, COM OS REGENTES DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR MANUEL MARINHO, EM VOLTA REDONDA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CURSO NORMAL, LEI 10.639/03, RACISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID2371_14082019234812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA CARMEM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANA CARMEM" "autor_email" => "elianacarmem32@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }