FÓRUM DE DICUSSÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO JABOATÃO
DOS GUARARAPES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60613 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6054 "inscrito_id" => 9369 "titulo" => """ FÓRUM DE DICUSSÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO JABOATÃO\r\n DOS GUARARAPES """ "resumo" => "ESTE PROJETO VISA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR REPERCUTE NO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; VERIFICAR EM QUE MEDIDA O CONSELHO VEM CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS; COMPREENDER O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS NA TOMADA DE DECISÕES DO ESPAÇO ESCOLAR; ESCLARECER ACERCA DO PAPEL DO CONSELHEIRO NA ESCOLA PÚBLICA FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROPOR A CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO. EM PROL DOS OBJETIVOS ALMEJADOS NA PESQUISA, CONTAREMOS COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COM OS RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS REALIZADOS COM OS OITO CONSELHEIROS DA ESCOLA PESQUISADA, PODENDO AMPLIAR PARA OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS TRABALHOS DIFUNDIDOS POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, ENTENDENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DE CICLOS, VISANDO DESTACAR A NATUREZA DOS PROCESSOS DAS MICROPOLÍTICAS MEDIATIZADOS PELAS AÇÕES DELINEADAS NO ESPAÇO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O CONTEXTO DA POLÍTICA EM ESFERA MACRO E MICRO. EM TRÊS CONTEXTOS CONTÍNUOS A SABER: CONTEXTO DE INFLUÊNCIA, CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO E DA PRÁTICA. COMO APORTE TEÓRICO ACERCA DOS CONSELHOS ESCOLARES REFLETIREMOS À LUZ DA LEI MUNICIPAL 1232/15, BEM COMO OS CONCEITOS DE COLEGIADO PARA DOURADO (2001) E WERLE (2003), PARO(2006) NO TOCANTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA AS IDEIAS FUNDAMENTAM-SE NOS PRINCÍPIOS DE LUCK (2005), LIBÂNEO (2008) E OLIVEIRA (2009). OS RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES, BASEADOS NOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA PESQUISA EXPLORATÓRIA, REVELAM QUE OS ASPECTOS FINANCEIROS SOBREPÕEM OS PEDAGÓGICOS, E ESTES SE LIMITAM A RESOLUÇÕES DA INDISCIPLINA DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS TAMBÉM UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO DA PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE NA ESCRITA A DIMENSÃO PEDAGÓGICA É CONSTANTEMENTE CITADA E NO COTIDIANO AS REUNIÕES AINDA E PRENDEM AO FINANCEIRO, CONFORME APONTAM OS RELATOS DOS CONSELHEIROS NO QUE TANGE AS MUDANÇAS. OUTRO PONTO RELEVANTE É A QUE AS REUNIÕES TEM PAUTA DEFINIDA PELA GESTÃO, OU SEJA, O CONSELHO ATUA SOB O OLHAR DA GESTÃO. OU SEJA, DE ACORDO COM OS DADOS ANALISADOS, CENTRALIZOU-SE O PAPEL DOS CONSELHEIROS AO CRIVO FINANCEIRO DELIMITADOS PELA FIGURA DA GESTÃO. ATRAVÉS DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO O ESTUDO VISA PROPORCIONAR PRÁTICAS QUE PRIORIZEM O RECONHECIMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO PELO O OUTRO. OPORTUNIZANDO REVISITAR CONCEITOS, RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS E CRIANDO REDES DE PARTILHAMENTO REFLETINDO E PENSANDO OS SUJEITOS NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO, RECONHECENDO QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O OUTRO PROPORCIONAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RECÍPROCA. CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA MUDAR A REALIDADE VIGENTE DA ESCOLA, OU SEJA, PLANTANDO AS SEMENTES DA AUTONOMIA, ALÉM DA CONSCIÊNCIA DE QUE A ESCOLA PERTENCE A COMUNIDADE NÃO APENAS POR UMA QUESTÃO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, MAIS POR ESTAR INTIMAMENTE INTERLIGADA COM A VIDA DOS QUE DELA FAZEM PARTE, OU SEJA, PERTENCEM A ELA. CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITO CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS EM LUTA CONSTANTE PELAS MELHORIAS SOCIAIS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER DENTRO E FORA DA ESCOLA. COM UMA PROPOSTA QUE PRIMA PELO USO E VIVÊNCIA PLENA DE DIREITOS INERENTES A TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO. CONVIDANDO A SOCIEDADE PARA DIALOGAR SOBRE SI, A ESCOLA E O MUNDO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONSELHO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID9369_04102019000645.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA DE FÁTIMA BEZERRA FERREIRA GUARANÁ" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA GUARANÁ" "autor_email" => "rosangela_guarana@hotmail" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60613 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6054 "inscrito_id" => 9369 "titulo" => """ FÓRUM DE DICUSSÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO JABOATÃO\r\n DOS GUARARAPES """ "resumo" => "ESTE PROJETO VISA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR REPERCUTE NO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; VERIFICAR EM QUE MEDIDA O CONSELHO VEM CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS; COMPREENDER O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS NA TOMADA DE DECISÕES DO ESPAÇO ESCOLAR; ESCLARECER ACERCA DO PAPEL DO CONSELHEIRO NA ESCOLA PÚBLICA FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROPOR A CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO. EM PROL DOS OBJETIVOS ALMEJADOS NA PESQUISA, CONTAREMOS COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COM OS RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS REALIZADOS COM OS OITO CONSELHEIROS DA ESCOLA PESQUISADA, PODENDO AMPLIAR PARA OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS TRABALHOS DIFUNDIDOS POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, ENTENDENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DE CICLOS, VISANDO DESTACAR A NATUREZA DOS PROCESSOS DAS MICROPOLÍTICAS MEDIATIZADOS PELAS AÇÕES DELINEADAS NO ESPAÇO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O CONTEXTO DA POLÍTICA EM ESFERA MACRO E MICRO. EM TRÊS CONTEXTOS CONTÍNUOS A SABER: CONTEXTO DE INFLUÊNCIA, CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO E DA PRÁTICA. COMO APORTE TEÓRICO ACERCA DOS CONSELHOS ESCOLARES REFLETIREMOS À LUZ DA LEI MUNICIPAL 1232/15, BEM COMO OS CONCEITOS DE COLEGIADO PARA DOURADO (2001) E WERLE (2003), PARO(2006) NO TOCANTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA AS IDEIAS FUNDAMENTAM-SE NOS PRINCÍPIOS DE LUCK (2005), LIBÂNEO (2008) E OLIVEIRA (2009). OS RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES, BASEADOS NOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA PESQUISA EXPLORATÓRIA, REVELAM QUE OS ASPECTOS FINANCEIROS SOBREPÕEM OS PEDAGÓGICOS, E ESTES SE LIMITAM A RESOLUÇÕES DA INDISCIPLINA DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS TAMBÉM UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO DA PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE NA ESCRITA A DIMENSÃO PEDAGÓGICA É CONSTANTEMENTE CITADA E NO COTIDIANO AS REUNIÕES AINDA E PRENDEM AO FINANCEIRO, CONFORME APONTAM OS RELATOS DOS CONSELHEIROS NO QUE TANGE AS MUDANÇAS. OUTRO PONTO RELEVANTE É A QUE AS REUNIÕES TEM PAUTA DEFINIDA PELA GESTÃO, OU SEJA, O CONSELHO ATUA SOB O OLHAR DA GESTÃO. OU SEJA, DE ACORDO COM OS DADOS ANALISADOS, CENTRALIZOU-SE O PAPEL DOS CONSELHEIROS AO CRIVO FINANCEIRO DELIMITADOS PELA FIGURA DA GESTÃO. ATRAVÉS DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO O ESTUDO VISA PROPORCIONAR PRÁTICAS QUE PRIORIZEM O RECONHECIMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO PELO O OUTRO. OPORTUNIZANDO REVISITAR CONCEITOS, RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS E CRIANDO REDES DE PARTILHAMENTO REFLETINDO E PENSANDO OS SUJEITOS NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO, RECONHECENDO QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O OUTRO PROPORCIONAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RECÍPROCA. CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA MUDAR A REALIDADE VIGENTE DA ESCOLA, OU SEJA, PLANTANDO AS SEMENTES DA AUTONOMIA, ALÉM DA CONSCIÊNCIA DE QUE A ESCOLA PERTENCE A COMUNIDADE NÃO APENAS POR UMA QUESTÃO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, MAIS POR ESTAR INTIMAMENTE INTERLIGADA COM A VIDA DOS QUE DELA FAZEM PARTE, OU SEJA, PERTENCEM A ELA. CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITO CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS EM LUTA CONSTANTE PELAS MELHORIAS SOCIAIS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER DENTRO E FORA DA ESCOLA. COM UMA PROPOSTA QUE PRIMA PELO USO E VIVÊNCIA PLENA DE DIREITOS INERENTES A TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO. CONVIDANDO A SOCIEDADE PARA DIALOGAR SOBRE SI, A ESCOLA E O MUNDO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONSELHO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID9369_04102019000645.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA DE FÁTIMA BEZERRA FERREIRA GUARANÁ" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA GUARANÁ" "autor_email" => "rosangela_guarana@hotmail" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }