GESTÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E AÇÃO PARA FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60677 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1772 "inscrito_id" => 6436 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E AÇÃO PARA FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA" "resumo" => "A PESQUISA EM EVIDÊNCIA APRESENTA O RELATO DA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR III DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE – UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS. COMO OBJETIVO GERAL DELINEADO PARA A PESQUISA, BUSCOU-SE ANALISAR A GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GARANHUNS-PE CONSIDERANDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PROPOSTA CURRICULAR. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCUROU-SE A) IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA ESCOLA; B) CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, APONTANDO PROBLEMAS E SOLUÇÕES; C) ENTREVISTAR A GESTÃO DA ESCOLA A FIM DE IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES QUANTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA; D) ENTREVISTAR A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA A FIM DE CONHECER O COTIDIANO DE TRABALHO; E) CONHECER O QUE A PROFESSORA PENSA SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, ONDE FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO POSSIBILITARAM A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO COM POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS AO PROCESSO DE GESTÃO PARA SER ENTREGUE À ESCOLA. A IMERSÃO NA ESCOLA NOS POSSIBILITOU COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, ONDE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE DESENVOLVER PROJETOS EDUCATIVOS EM RELAÇÃO À INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA. SENDO ASSIM, CONSIDERAMOS A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO ESCOLAR UM MOMENTO IMPORTANTE PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA UNIVERSIDADE E A PRÁTICA DA GESTÃO NO COTIDIANO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, ESCOLA E FAMÍLIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6436_14082019232532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERLANE IESLY DA SILVA VILAÇA" "autor_nome_curto" => "EVERLANE VILAÇA" "autor_email" => "everlaneiesly8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60677 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1772 "inscrito_id" => 6436 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E AÇÃO PARA FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA" "resumo" => "A PESQUISA EM EVIDÊNCIA APRESENTA O RELATO DA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR III DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE – UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS. COMO OBJETIVO GERAL DELINEADO PARA A PESQUISA, BUSCOU-SE ANALISAR A GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GARANHUNS-PE CONSIDERANDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PROPOSTA CURRICULAR. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCUROU-SE A) IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA ESCOLA; B) CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, APONTANDO PROBLEMAS E SOLUÇÕES; C) ENTREVISTAR A GESTÃO DA ESCOLA A FIM DE IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES QUANTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA; D) ENTREVISTAR A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA A FIM DE CONHECER O COTIDIANO DE TRABALHO; E) CONHECER O QUE A PROFESSORA PENSA SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, ONDE FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO POSSIBILITARAM A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO COM POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS AO PROCESSO DE GESTÃO PARA SER ENTREGUE À ESCOLA. A IMERSÃO NA ESCOLA NOS POSSIBILITOU COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, ONDE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE DESENVOLVER PROJETOS EDUCATIVOS EM RELAÇÃO À INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA. SENDO ASSIM, CONSIDERAMOS A VIVÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO ESCOLAR UM MOMENTO IMPORTANTE PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA UNIVERSIDADE E A PRÁTICA DA GESTÃO NO COTIDIANO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, ESCOLA E FAMÍLIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6436_14082019232532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERLANE IESLY DA SILVA VILAÇA" "autor_nome_curto" => "EVERLANE VILAÇA" "autor_email" => "everlaneiesly8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }