A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTO REALIZAR UMA ANÁLISE TEXTOS TEÓRICOS, ABORDANDO O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, LEVANDO TAL GÊNERO TEXTUAL PARA CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DA OBRA DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS, ADAPTADA EM QUADRINHOS. A PESQUISA VEM COLOCAR EM DISCUSSÃO A SINGULARIDADE DO LETRAMENTO LITERÁRIO NESTA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ELA TAMBÉM PROPÔS UM ESTUDO ANALÍTICO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA TEMÁTICA ABORDADA, COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO PROBLEMA PROPOSTO. NESSE CONTEXTO, É NECESSÁRIA UMA ABORDAGEM SOBRE GÊNERO TEXTUAL PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. MARCUSCHI (2008) FAZ UM ESTUDO DA LÍNGUA “COMO ATIVIDADE SOCIOINTERATIVA OU TEXTUAL-INTERATIVA”. ASSIM, A LINGUAGEM SE MANIFESTA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA TEM SIDO PAUTADO NA LEITURA E ESCRITA. NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA TAMBÉM DESTACA A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA NA MODALIDADE HQ. ASSIM, O REFERIDO LETRAMENTO LITERÁRIO BUSCOU LEVAR PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA O GÊNERO TEXTUAL QUADRINHO. NESSE CONTEXTO, SANTOS (2015) DISCORRE QUE TAL GÊNERO PODE ESTIMULAR O INTERESSE DOS JOVENS LEITORES PELO CONTATO COM O TEXTO ORIGINAL.