INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CORPOS INFANTIS: O TEMPO NÃO PÁRA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60820 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5039 "inscrito_id" => 11396 "titulo" => "INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CORPOS INFANTIS: O TEMPO NÃO PÁRA?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RESULTA DO ESTUDO SOBRE O QUE SÃO AS INFÂNCIAS DE ACORDO COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, FEITO POR UMA ESTUDANTE DE LETRAS, QUE, CONCOMITANTEMENTE, PESQUISOU ACERCA DA INVISIBILIDADE DAS INFÂNCIAS E COMO O ATUAL MODELO INSTITUCIONAL ESCOLAR CONTRIBUI NESTE SILENCIAMENTO. AS REFLEXÕES TECIDAS ATÉ AQUI GERAM A ESCRITA DESTE ARTIGO, O QUAL VISA ANALISAR O QUANTO A ESCOLA CONTEMPORÂNEA AINDA SE ASSEMELHA AO PROJETO PEDAGÓGICO E EDUCACIONAL – E INSTITUCIONALIZADO – PELOS JESUÍTAS NO SÉCULO XVI, ABRANGENDO NISSO AS QUESTÕES QUE CONFIGURAM AS RELAÇÕES ENTRE A INSTITUIÇÃO E AS INFÂNCIAS, O TRABALHO DOCENTE NESTE CENÁRIO, ALÉM DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE QUE SE DÁ NO COTIDIANO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MOLDES DAS INSTITUIÇÕES E AS INFÂNCIAS QUE AS COMPÕEM, CONSIDERANDO NISSO OS ASPECTOS OS QUAIS A ESCOLA CONTEMPORÂNEA SE APROXIMA DA METODOLOGIA JESUÍTICA ENCAMINHADA AOS COLÉGIOS ENTRE 1549 E 1599. COMO RESULTADO DO ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE AS COMPREENSÕES ACERCA DO QUE SÃO INFÂNCIAS FORAM SENDO ATUALIZADAS, NO ENTANTO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AINDA PERMANECEM MUITO RESISTENTES A QUALQUER REINVENÇÃO EFETIVA, O QUE REVELA RAÍZES PROFUNDAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUÍDO AINDA PELOS JESUÍTAS E QUE DIZ MUITO SOBRE QUAIS SUBJETIVIDADES ESTÃO SENDO PRODUZIDAS NA ESCOLA DO SÉCULO XXI PELO SILENCIAMENTO DOS CORPOS INFANTIS. AQUI, A ESCRITA COLOCOU-SE COMO FUNDAMENTAL NO SENTIDO DE POSSIBILITAR OUTROS OLHARES AO QUE HABITUALMENTE É NATURALIZADO SOBRE AS INFÂNCIAS E SOBRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. COMO REFERÊNCIAS TEÓRICAS SÃO UTILIZADAS FUNDAMENTALMENTE AS ABORDAGENS DE FOUCAULT (2009), FREIRE (2011) E QVORTRUP (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES ESCOLARES, INFÂNCIAS, PRÁTICAS ESCOLARES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID11396_30092019165818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS LOPES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "TAÍS LOPES DE SOUZA" "autor_email" => "tlsouza@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60820 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5039 "inscrito_id" => 11396 "titulo" => "INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CORPOS INFANTIS: O TEMPO NÃO PÁRA?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RESULTA DO ESTUDO SOBRE O QUE SÃO AS INFÂNCIAS DE ACORDO COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, FEITO POR UMA ESTUDANTE DE LETRAS, QUE, CONCOMITANTEMENTE, PESQUISOU ACERCA DA INVISIBILIDADE DAS INFÂNCIAS E COMO O ATUAL MODELO INSTITUCIONAL ESCOLAR CONTRIBUI NESTE SILENCIAMENTO. AS REFLEXÕES TECIDAS ATÉ AQUI GERAM A ESCRITA DESTE ARTIGO, O QUAL VISA ANALISAR O QUANTO A ESCOLA CONTEMPORÂNEA AINDA SE ASSEMELHA AO PROJETO PEDAGÓGICO E EDUCACIONAL – E INSTITUCIONALIZADO – PELOS JESUÍTAS NO SÉCULO XVI, ABRANGENDO NISSO AS QUESTÕES QUE CONFIGURAM AS RELAÇÕES ENTRE A INSTITUIÇÃO E AS INFÂNCIAS, O TRABALHO DOCENTE NESTE CENÁRIO, ALÉM DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE QUE SE DÁ NO COTIDIANO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MOLDES DAS INSTITUIÇÕES E AS INFÂNCIAS QUE AS COMPÕEM, CONSIDERANDO NISSO OS ASPECTOS OS QUAIS A ESCOLA CONTEMPORÂNEA SE APROXIMA DA METODOLOGIA JESUÍTICA ENCAMINHADA AOS COLÉGIOS ENTRE 1549 E 1599. COMO RESULTADO DO ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE AS COMPREENSÕES ACERCA DO QUE SÃO INFÂNCIAS FORAM SENDO ATUALIZADAS, NO ENTANTO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AINDA PERMANECEM MUITO RESISTENTES A QUALQUER REINVENÇÃO EFETIVA, O QUE REVELA RAÍZES PROFUNDAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUÍDO AINDA PELOS JESUÍTAS E QUE DIZ MUITO SOBRE QUAIS SUBJETIVIDADES ESTÃO SENDO PRODUZIDAS NA ESCOLA DO SÉCULO XXI PELO SILENCIAMENTO DOS CORPOS INFANTIS. AQUI, A ESCRITA COLOCOU-SE COMO FUNDAMENTAL NO SENTIDO DE POSSIBILITAR OUTROS OLHARES AO QUE HABITUALMENTE É NATURALIZADO SOBRE AS INFÂNCIAS E SOBRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. COMO REFERÊNCIAS TEÓRICAS SÃO UTILIZADAS FUNDAMENTALMENTE AS ABORDAGENS DE FOUCAULT (2009), FREIRE (2011) E QVORTRUP (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES ESCOLARES, INFÂNCIAS, PRÁTICAS ESCOLARES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID11396_30092019165818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS LOPES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "TAÍS LOPES DE SOUZA" "autor_email" => "tlsouza@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }