ESTE ARTIGO RESULTOU DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA NO SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA - SEMAT NA UEMA/CESBA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA QUAL SE PROCURA DESENVOLVER A PRÁTICA DA ATIVIDADE LÚDICA, TENDO COMO TEMÁTICA OS JOGOS EDUCATIVOS INFANTIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, COM OBJETIVO DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, A FIM DE DESENVOLVER AS HABILIDADES DOS ALUNOS, PARA ISSO FORAM DESENVOLVIDOS DOIS TIPOS DE JOGOS O “DOMINÓ DE ALGARISMOS ROMANOS” E O “BOLICHE MATEMÁTICO”, E JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA E DESTACANDO A FIGURA DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DOS JOGOS MATEMÁTICOS, DE FORMA QUE FAVOREÇAM ATIVIDADES LÚDICAS ENVOLVENDO E INCENTIVANDO O ALUNO A REFLETIR E DESPERTAR UM NOVO OLHAR. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E UMA ATIVIDADE PRÁTICA COM OS ALUNOS UTILIZANDO OS JOGOS MATEMÁTICOS. FORAM UTILIZADOS MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA A PRODUÇÃO DOS JOGOS. CONTUDO, O TRABALHO BUSCA ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E DESAFIOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO, UTILIZANDO, PARA ISSO, RECURSOS PEDAGÓGICOS EFICAZES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. O BRINCAR ATRAVÉS DAS ATIVIDADES, ONDE AS CRIANÇAS INTERAGEM COM AS OUTRAS E DESENVOLVEM CAPACIDADES COGNITIVAS, TAIS COMO, A ATENÇÃO, A IMAGINAÇÃO, A IMITAÇÃO E A MEMÓRIA. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO PONTUARMOS O ENSINO CARACTERIZANDO O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, A FIM DE INOVAR E ACRESCENTAR NA PRÁTICA DIÁRIA DOS PROFESSORES DESSE SEGMENTO, ABORDANDO OS JOGOS EDUCATIVOS COMO UMA FONTE DE CONHECIMENTOS PRIMORDIAIS PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS.