JUVENTUDE RURAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE (CON)VIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60910 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1909 "inscrito_id" => 3321 "titulo" => "JUVENTUDE RURAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE (CON)VIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE OS JOVENS RURAIS VIVENCIAM ATUALMENTE DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO, POLÍTICO E EDUCACIONAL DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. NESTE TRABALHO BUSCAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA, DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS ANOS, E COMO ESTAS FORAM PENSADAS, CONSTRUÍDAS E APROPRIADAS PELOS SUJEITOS QUE VIVENCIAM ESSA REALIDADE. REFLETIR COMO OS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES ATUARAM/ATUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO RURAL DO SEMIÁRIDO E AS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA DESENVOLVIDAS POR ESTES, SE APRESENTA COMO UM DOS OBJETIVOS DESSE ESTUDO. NA INTENÇÃO DE DISCUTIRMOS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE JUVENTUDE UTILIZAMOS REFLEXÕES TEÓRICAS, UTILIZANDO-SE DE AUTORES COMO CARNEIRO (2005), CASTRO (2006) E PAULO (2011), QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM COLABORADO PARA OS ESTUDOS NA ÁREA DE JUVENTUDE RURAL. E COM O INTUITO DE COMPREENDER AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO, UTILIZAMOS APORTES DE AUTORES COMO ALBUQUERQUE JÚNIOR (1995), CARVALHO (2014) E SILVA (2010), SENDO ESTE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. PORTANTO, O PRINCÍPIO DE CONVIVÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA NO SEMIÁRIDO TEM SIDO PENSADO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E DA OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS APROPRIADAS. AS CONSIDERAÇÕES APRESENTADAS, LONGE DE SEREM CONCLUSIVAS, SUSCITAM DIVERSAS INDAGAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES E VIVÊNCIAS DOS JOVENS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO ATUALMENTE, ASSIM COMO, AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO E COMO ESTAS TEM-SE REFLETIDO EM QUALIDADE DE VIDA E CONVIVÊNCIA DESSES SUJEITOS NA REALIDADE LOCAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CONVIVÊNCIA, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID3321_15082019101704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARACELE BARBOSA GOMES" "autor_nome_curto" => "ARACELE GOMES" "autor_email" => "aracele_sume@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60910 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1909 "inscrito_id" => 3321 "titulo" => "JUVENTUDE RURAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE (CON)VIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE OS JOVENS RURAIS VIVENCIAM ATUALMENTE DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL, ECONÔMICO, POLÍTICO E EDUCACIONAL DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. NESTE TRABALHO BUSCAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA, DESENVOLVIDAS AO LONGO DOS ANOS, E COMO ESTAS FORAM PENSADAS, CONSTRUÍDAS E APROPRIADAS PELOS SUJEITOS QUE VIVENCIAM ESSA REALIDADE. REFLETIR COMO OS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES ATUARAM/ATUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO RURAL DO SEMIÁRIDO E AS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA DESENVOLVIDAS POR ESTES, SE APRESENTA COMO UM DOS OBJETIVOS DESSE ESTUDO. NA INTENÇÃO DE DISCUTIRMOS ACERCA DA CONCEPÇÃO DE JUVENTUDE UTILIZAMOS REFLEXÕES TEÓRICAS, UTILIZANDO-SE DE AUTORES COMO CARNEIRO (2005), CASTRO (2006) E PAULO (2011), QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM COLABORADO PARA OS ESTUDOS NA ÁREA DE JUVENTUDE RURAL. E COM O INTUITO DE COMPREENDER AS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO, UTILIZAMOS APORTES DE AUTORES COMO ALBUQUERQUE JÚNIOR (1995), CARVALHO (2014) E SILVA (2010), SENDO ESTE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. PORTANTO, O PRINCÍPIO DE CONVIVÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA NO SEMIÁRIDO TEM SIDO PENSADO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E DA OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS APROPRIADAS. AS CONSIDERAÇÕES APRESENTADAS, LONGE DE SEREM CONCLUSIVAS, SUSCITAM DIVERSAS INDAGAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES E VIVÊNCIAS DOS JOVENS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO ATUALMENTE, ASSIM COMO, AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO E COMO ESTAS TEM-SE REFLETIDO EM QUALIDADE DE VIDA E CONVIVÊNCIA DESSES SUJEITOS NA REALIDADE LOCAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDES, CONVIVÊNCIA, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID3321_15082019101704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARACELE BARBOSA GOMES" "autor_nome_curto" => "ARACELE GOMES" "autor_email" => "aracele_sume@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }