LINGUAGEM TEATRAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60981 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1401 "inscrito_id" => 2741 "titulo" => "LINGUAGEM TEATRAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II" "resumo" => """ O ENSINO DE GEOGRAFIA NÃO PODE CONTINUAR ANCORADO NO TRADICIONALISMO, CABENDO AO PROFESSOR INOVAR\r\n CADA DIA EM SUA PRÁTICA, DE FORMA A CONSEGUIR DAR AULAS POTENCIALMENTE MAIS SIGNIFICATIVAS. PARA ISSO,\r\n PODE SER SUBSIDIADO POR LINGUAGENS PRESENTES EM OUTRAS DISCIPLINAS. NESTE CONTEXTO, TEM-SE O TEATRO,\r\n UMA LINGUAGEM ADVINDA DAS ARTES, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE SENSIBILIDADE, AUTONOMIA DO\r\n SUJEITO, PERCEPÇÃO, COLETIVIDADE, CRIATIVIDADE, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO\r\n DESTA PESQUISA É RELATAR A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA\r\n PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO\r\n PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, NAS TURMAS DO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL II, EM AULAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, ONDE FOI POSSÍVEL ELABORAR E APRESENTAR DUAS PEÇAS\r\n TEATRAIS: A PEÇA “LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DA LIBERDADE” SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL, REALIZADA PELA\r\n TURMA DO 8º ANO, A PARTIR DO CONTEÚDO ÁFRICA E OS SEUS REFLEXOS PARA A CULTURA BRASILEIRA. EMBASARAM A\r\n ELABORAÇÃO DA PEÇA AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DE IMAGENS, MAPAS, A EXIBIÇÃO DO FILME “12\r\n ANOS DE ESCRAVIDÃO” DO DIRETOR STEVE MCQUEEN (2013) E DISCUSSÃO DO REFERIDO FILME. OS ALUNOS\r\n DEMONSTRARAM INTERESSE E ENTUSIASMO NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA. A OUTRA PEÇA FOI “HERÓIS E VILÕES DA\r\n ÁGUA”, VERSANDO SOBRE A TEMÁTICA HIDROSFERA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA TERRA, ELABORADA PELA\r\n PROFESSORA/PESQUISADORA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA TURMA DE 6º ANO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM\r\n SATISFATÓRIOS, ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS\r\n ESTUDADOS POR MEIO DO TEATRO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM TEATRAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2741_13082019203824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA " "autor_nome_curto" => "KALINA" "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60981 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1401 "inscrito_id" => 2741 "titulo" => "LINGUAGEM TEATRAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II" "resumo" => """ O ENSINO DE GEOGRAFIA NÃO PODE CONTINUAR ANCORADO NO TRADICIONALISMO, CABENDO AO PROFESSOR INOVAR\r\n CADA DIA EM SUA PRÁTICA, DE FORMA A CONSEGUIR DAR AULAS POTENCIALMENTE MAIS SIGNIFICATIVAS. PARA ISSO,\r\n PODE SER SUBSIDIADO POR LINGUAGENS PRESENTES EM OUTRAS DISCIPLINAS. NESTE CONTEXTO, TEM-SE O TEATRO,\r\n UMA LINGUAGEM ADVINDA DAS ARTES, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE SENSIBILIDADE, AUTONOMIA DO\r\n SUJEITO, PERCEPÇÃO, COLETIVIDADE, CRIATIVIDADE, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO\r\n DESTA PESQUISA É RELATAR A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA\r\n PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO\r\n PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, NAS TURMAS DO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL II, EM AULAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, ONDE FOI POSSÍVEL ELABORAR E APRESENTAR DUAS PEÇAS\r\n TEATRAIS: A PEÇA “LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DA LIBERDADE” SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL, REALIZADA PELA\r\n TURMA DO 8º ANO, A PARTIR DO CONTEÚDO ÁFRICA E OS SEUS REFLEXOS PARA A CULTURA BRASILEIRA. EMBASARAM A\r\n ELABORAÇÃO DA PEÇA AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DE IMAGENS, MAPAS, A EXIBIÇÃO DO FILME “12\r\n ANOS DE ESCRAVIDÃO” DO DIRETOR STEVE MCQUEEN (2013) E DISCUSSÃO DO REFERIDO FILME. OS ALUNOS\r\n DEMONSTRARAM INTERESSE E ENTUSIASMO NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA. A OUTRA PEÇA FOI “HERÓIS E VILÕES DA\r\n ÁGUA”, VERSANDO SOBRE A TEMÁTICA HIDROSFERA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA TERRA, ELABORADA PELA\r\n PROFESSORA/PESQUISADORA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA TURMA DE 6º ANO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM\r\n SATISFATÓRIOS, ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS\r\n ESTUDADOS POR MEIO DO TEATRO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM TEATRAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2741_13082019203824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA " "autor_nome_curto" => "KALINA" "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }