ESTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ALÉM DISSO, A LUDICIDADE VIABILIZA AO ALUNO A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM OUTROS ALUNOS E COM O PROFESSOR, FATOR QUE PODE CORROBORAR COM O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA DOS ESTUDANTES. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA, E O OBJETIVO CARACTERIZOU-SE PELO ESTUDO EXPLORATÓRIO, ABORDADO DE FORMA QUALITATIVA E PARA ISSO, FOI REALIZADO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO NO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA. DESTA FORMA ANCORADA EM AUTORES COMO: MAGDA SOARES (2004), PAULO FREIRE (1997) E LEV SEMENOVICH VIGOSTSKY (1998), ENTRE OUTROS QUE DISCUTEM SOBRE O TEMA. TAMBÉM FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA. DESSA FORMA, RESSALTASE QUE A LUDICIDADE PODE FAZER COM QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SE DÊ DE FORMA MAIS COMPLETA, VISTO QUE PODE TORNAR ESSE MOMENTO PRAZEROSO E DESCONTRAÍDO PARA AS CRIANÇAS. TAMBÉM SE DESTACA A RELEVÂNCIA DE O PROFESSOR ESTAR SEMPRE ATENTO NA HORA DA ESCOLHA DAS ATIVIDADES, LEVANDO EM CONTA AS HABILIDADES DA CRIANÇA E SUA FAIXA ETÁRIA.