MATEMÁTICA INOVADORA: OS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS
ANOS INICIAIS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61049 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 7971 "titulo" => """ MATEMÁTICA INOVADORA: OS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS\r\n ANOS INICIAIS """ "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA DESTACAR A INCLUSÃO DOS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. JUSTIFICA-SE QUE AS CRIANÇAS, A PARTIR DA INCLUSÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS EM SALA DE AULA, SE DESENVOLVEM ADQUIRINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS. ESTE DOCUMENTO TEM OBJETIVO GERAL: CONHECER, APLICAR E VALORIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, CRÍTICAS E REFLEXIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS EM ALUNOS; APLICAR AS TÉCNICAS COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES NOS DISCENTES E VALORIZAR AS PRÁTICAS COM OS JOGOS LÚDICOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS CRÍTICAS E REFLEXIVAS NAS CRIANÇAS. ASSIM, OS JOGOS SÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS EFICAZES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS, PRINCIPALMENTE DOS ANOS INICIAIS, CONTRIBUINDO PARA O AMADURECIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR DA CRIANÇA EM FASE INTERMEDIARIA DA ESCOLARIDADE. NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, A CRIANÇA DEVE BRINCAR E INTERAGIR COM OS DEMAIS, DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE MENTAL E FACILITANDO SUA MELHORIA NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO. A BRINCADEIRA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA, A QUAL APRENDE A OPERAR COM O SIGNIFICADO DAS COISAS E DÁ UM PASSO IMPORTANTE EM DIREÇÃO AO PENSAMENTO CONCEITUAL, BASEADO NOS SIGNIFICADOS DAS COISAS E NÃO DOS OBJETOS. A CRIANÇA NÃO REALIZA A TRANSFORMAÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UMA HORA PRA OUTRA, ELA CONQUISTA SUA APRENDIZAGEM COM A DINÂMICA ENTRE TEORIA E PRATICA DENTRO E EXTRACLASSE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS, ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID7971_13072019190932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVALDO DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVALDO SILVA" "autor_email" => "edvaldo10silva@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CEDEG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61049 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 7971 "titulo" => """ MATEMÁTICA INOVADORA: OS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS\r\n ANOS INICIAIS """ "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA DESTACAR A INCLUSÃO DOS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. JUSTIFICA-SE QUE AS CRIANÇAS, A PARTIR DA INCLUSÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS EM SALA DE AULA, SE DESENVOLVEM ADQUIRINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS. ESTE DOCUMENTO TEM OBJETIVO GERAL: CONHECER, APLICAR E VALORIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, CRÍTICAS E REFLEXIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS EM ALUNOS; APLICAR AS TÉCNICAS COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES NOS DISCENTES E VALORIZAR AS PRÁTICAS COM OS JOGOS LÚDICOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS CRÍTICAS E REFLEXIVAS NAS CRIANÇAS. ASSIM, OS JOGOS SÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS EFICAZES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS, PRINCIPALMENTE DOS ANOS INICIAIS, CONTRIBUINDO PARA O AMADURECIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR DA CRIANÇA EM FASE INTERMEDIARIA DA ESCOLARIDADE. NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, A CRIANÇA DEVE BRINCAR E INTERAGIR COM OS DEMAIS, DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE MENTAL E FACILITANDO SUA MELHORIA NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO. A BRINCADEIRA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA, A QUAL APRENDE A OPERAR COM O SIGNIFICADO DAS COISAS E DÁ UM PASSO IMPORTANTE EM DIREÇÃO AO PENSAMENTO CONCEITUAL, BASEADO NOS SIGNIFICADOS DAS COISAS E NÃO DOS OBJETOS. A CRIANÇA NÃO REALIZA A TRANSFORMAÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UMA HORA PRA OUTRA, ELA CONQUISTA SUA APRENDIZAGEM COM A DINÂMICA ENTRE TEORIA E PRATICA DENTRO E EXTRACLASSE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS, ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID7971_13072019190932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVALDO DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVALDO SILVA" "autor_email" => "edvaldo10silva@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CEDEG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }