MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL: ATIVIDADES DE ELETROCOAGULAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61068 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6060 "inscrito_id" => 14935 "titulo" => "MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL: ATIVIDADES DE ELETROCOAGULAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SÃO FREQUENTEMENTE TIDAS COMO VILÃS, SENDO POSSÍVEL OUVIR “SE TEM QUÍMICA NÃO É BOM”. NO PRESENTE TRABALHO SE BUSCOU MOSTRAR, DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA, O QUANTO A QUÍMICA COOPERA PARA O NOSSO CONFORTO, E COMO PODE SER UTILIZADA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, NOCIVOS PARA TODA SOCIEDADE. NA AULA PROPOSTA FORAM ABORDADOS PROBLEMAS SOCIAIS (DESEMPREGO), CRESCIMENTO INDUSTRIAL, ELETROQUÍMICA, PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. QUESTIONAMENTOS SIMPLES, OS QUAIS MUITAS VEZES OS ALUNOS NÃO TÊM NOÇÃO, NORTEARAM DISCUSSÕES, DENTRE OS QUAIS: DE ONDE VEM A ÁGUA QUE SAI DA MINHA TORNEIRA? SERÁ QUE POSSO BEBÊ-LA? A QUÍMICA É TÃO NOCIVA QUANTO DIZEM? A AULA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTINDO NO USO DO TEMA CORANTES PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA QUÍMICA AMBIENTAL E INDUSTRIAL. ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE MODERNA, REALIZOU-SE UM EXPERIMENTO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES, QUE É SIMPLES E VANTAJOSO. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO EXATAMENTE COMO NA INDÚSTRIA, SENDO QUE OS ELETRODOS FORAM COLOCADOS DIRETAMENTE NA ÁGUA CONTAMINADA PELO CORANTE TÊXTIL, MAS UTILIZANDO-SE UMA BATERIA DE 9 V. OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR QUE A ÁGUA NO INÍCIO DO EXPERIMENTO ESTAVA MUITO MAIS ESCURA, QUE HOUVE A FORMAÇÃO DA LAMA E QUE A BATERIA FOI COMPLETAMENTE DESCARREGADA. TAMBÉM SE DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ELETROQUÍMICA., PURIFICAÇÃO DE EFLUENTES, ,CORANTES, EXPERIMENTAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID14935_04102019001252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON" "autor_nome_curto" => "P. TAMIASSO-MARTINHON" "autor_email" => "pris-martinhon@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61068 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6060 "inscrito_id" => 14935 "titulo" => "MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL: ATIVIDADES DE ELETROCOAGULAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SÃO FREQUENTEMENTE TIDAS COMO VILÃS, SENDO POSSÍVEL OUVIR “SE TEM QUÍMICA NÃO É BOM”. NO PRESENTE TRABALHO SE BUSCOU MOSTRAR, DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA, O QUANTO A QUÍMICA COOPERA PARA O NOSSO CONFORTO, E COMO PODE SER UTILIZADA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, NOCIVOS PARA TODA SOCIEDADE. NA AULA PROPOSTA FORAM ABORDADOS PROBLEMAS SOCIAIS (DESEMPREGO), CRESCIMENTO INDUSTRIAL, ELETROQUÍMICA, PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. QUESTIONAMENTOS SIMPLES, OS QUAIS MUITAS VEZES OS ALUNOS NÃO TÊM NOÇÃO, NORTEARAM DISCUSSÕES, DENTRE OS QUAIS: DE ONDE VEM A ÁGUA QUE SAI DA MINHA TORNEIRA? SERÁ QUE POSSO BEBÊ-LA? A QUÍMICA É TÃO NOCIVA QUANTO DIZEM? A AULA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTINDO NO USO DO TEMA CORANTES PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA QUÍMICA AMBIENTAL E INDUSTRIAL. ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE MODERNA, REALIZOU-SE UM EXPERIMENTO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES, QUE É SIMPLES E VANTAJOSO. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO EXATAMENTE COMO NA INDÚSTRIA, SENDO QUE OS ELETRODOS FORAM COLOCADOS DIRETAMENTE NA ÁGUA CONTAMINADA PELO CORANTE TÊXTIL, MAS UTILIZANDO-SE UMA BATERIA DE 9 V. OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR QUE A ÁGUA NO INÍCIO DO EXPERIMENTO ESTAVA MUITO MAIS ESCURA, QUE HOUVE A FORMAÇÃO DA LAMA E QUE A BATERIA FOI COMPLETAMENTE DESCARREGADA. TAMBÉM SE DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ELETROQUÍMICA., PURIFICAÇÃO DE EFLUENTES, ,CORANTES, EXPERIMENTAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID14935_04102019001252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON" "autor_nome_curto" => "P. TAMIASSO-MARTINHON" "autor_email" => "pris-martinhon@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }