MODELOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA SAÚDE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61142 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4087 "inscrito_id" => 7055 "titulo" => "MODELOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA SAÚDE" "resumo" => "A AVALIAÇÃO CONSTITUI UM PROCESSO DE JULGAMENTO CONSCIENTE E, AO MESMO TEMPO, UMA AÇÃO REFLEXIVA, ÉTICA E DIALÓGICA, PARTE ESSENCIAL DO PROCESSO FORMATIVO QUE DEVE FORNECER SUBSÍDIOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE AVANÇOS E DIFICULDADES NO CONTEXTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM (BELEM, 2018). ESSA PRODUÇÃO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS MODELOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA NO PERÍODO DE JANEIRO À DEZEMBRO DE 2018, EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE DO INTERIOR DO CEARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 23 DISCENTES E 08 DOCENTES EFETIVOS DO REFERIDO MESTRADO, SENDO ANALISADO TAMBÉM AS EMENTAS E PLANOS DE AULA DO PROGRAMA. \tA COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO JÁ UTILIZADO POR MANUEL (2016), ONDE FOI ADAPTADO, PARA VERIFICAR A APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO DE SEU CURSO APLICADO AOS DISCENTES DO CURSO E DE UMA ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA APLICADA AOS DOCENTES. PARA ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS, FOI UTILIZADO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011) E O SOFTWARE N-VIVO. \tO ESTUDO FOI SUBMETIDO AO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP), TENDO PARECER FAVORÁVEL, Nº DO PARECER: 2.806.642. A PARTIR DA ANÁLISE, O ITEM COM MAIOR DISCORDÂNCIA FOI REFERENTE A UTILIZAÇÃO DE PROVAS ESCRITAS E ORAIS (1.30), FORAM CONCORDANTES QUANTO AOS MÉTODOS: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (4.78), SEMINÁRIO (4.30), PORTFÓLIO (4.00), CRITÉRIOS SUBJETIVOS (4.47). PORTANTO, NOTA-SE QUE O ESPAÇO DA PÓS-GRADUAÇÃO PROPORCIONA O ESPAÇO DE FORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PRINCIPALMENTE PELA ADOÇÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS DIVERSIFICADOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS, QUE REFORÇAM COMPETÊNCIAS COMO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVIDADE, ASSIM COMO FAVORECEM HABILIDADES EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DE ENSINO, EDUCAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7055_26092019003431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES MARIA SILVEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "TAMIRES SILVEIRA" "autor_email" => "tamiresilveira13@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61142 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4087 "inscrito_id" => 7055 "titulo" => "MODELOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA SAÚDE" "resumo" => "A AVALIAÇÃO CONSTITUI UM PROCESSO DE JULGAMENTO CONSCIENTE E, AO MESMO TEMPO, UMA AÇÃO REFLEXIVA, ÉTICA E DIALÓGICA, PARTE ESSENCIAL DO PROCESSO FORMATIVO QUE DEVE FORNECER SUBSÍDIOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE AVANÇOS E DIFICULDADES NO CONTEXTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM (BELEM, 2018). ESSA PRODUÇÃO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS MODELOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA NO PERÍODO DE JANEIRO À DEZEMBRO DE 2018, EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE DO INTERIOR DO CEARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 23 DISCENTES E 08 DOCENTES EFETIVOS DO REFERIDO MESTRADO, SENDO ANALISADO TAMBÉM AS EMENTAS E PLANOS DE AULA DO PROGRAMA. \tA COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO JÁ UTILIZADO POR MANUEL (2016), ONDE FOI ADAPTADO, PARA VERIFICAR A APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO DE SEU CURSO APLICADO AOS DISCENTES DO CURSO E DE UMA ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA APLICADA AOS DOCENTES. PARA ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS, FOI UTILIZADO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011) E O SOFTWARE N-VIVO. \tO ESTUDO FOI SUBMETIDO AO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP), TENDO PARECER FAVORÁVEL, Nº DO PARECER: 2.806.642. A PARTIR DA ANÁLISE, O ITEM COM MAIOR DISCORDÂNCIA FOI REFERENTE A UTILIZAÇÃO DE PROVAS ESCRITAS E ORAIS (1.30), FORAM CONCORDANTES QUANTO AOS MÉTODOS: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (4.78), SEMINÁRIO (4.30), PORTFÓLIO (4.00), CRITÉRIOS SUBJETIVOS (4.47). PORTANTO, NOTA-SE QUE O ESPAÇO DA PÓS-GRADUAÇÃO PROPORCIONA O ESPAÇO DE FORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PRINCIPALMENTE PELA ADOÇÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS DIVERSIFICADOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS, QUE REFORÇAM COMPETÊNCIAS COMO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVIDADE, ASSIM COMO FAVORECEM HABILIDADES EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DE ENSINO, EDUCAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID7055_26092019003431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES MARIA SILVEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "TAMIRES SILVEIRA" "autor_email" => "tamiresilveira13@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }