MULTILETRAMENTO: A COMPREENSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA EM PROL DA SUA APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61170 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4729 "inscrito_id" => 14282 "titulo" => "MULTILETRAMENTO: A COMPREENSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA EM PROL DA SUA APRENDIZAGEM" "resumo" => "VIVEMOS MERGULHADOS EM UMA SOCIEDADE ONDE OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS HEGEMÔNICAS ESTÃO CADA VEZ MAIS SENDO PROPAGADOS EM NOSSA REALIDADE ESCOLAR. A PESQUISA EMERGE COM A TEMÁTICA DO MULTILETRAMENTO, COM A FINALIDADE DE COMPREENDER O OLHAR DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA COMO PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM. AO UTILIZAR O MULTILETRAMENTO A POSTURA DOS EDUCADORES PODE MUDAR, ALÉM DE VALORIZAR A LEITURA DE MUNDO DA CRIANÇA, EM ESPECIAL, A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA. O DELINEAMENTO TEÓRICO DIALOGA COM SKLIAR (2019) QUE TRATA SOBRE ALTERIDADE, MORIN (2000) QUE FALA DE UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA, SANTOS (2010) QUE VERSA A RESPEITO DA PEDAGOGIA DAS AUSÊNCIAS, OLIVEIRA (2016) QUE COMPREENDE O OUTRO E BENTES (2012) PARA FALA SOBRE O MULTILETRAMENTO. ELENCAMOS COMO TÉCNICAS DA PESQUISA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, AS CONVERSAS INDIVIDUAIS E AS RODAS DE CONVERSA. O PÚBLICO DO ESTUDO OCORREU COM 20 CRIANÇAS, DENTRE ELAS 5 COM DEFICIÊNCIA E 15 DITOS “NORMAIS”, EM UMA TURMA DO JARDIM II, EM UMA ESCOLA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. PORTANTO, O MULTILETRAMENTO PODE PROVOCAR TRANSFORMAÇÕES NA POSTURA DE EDUCADORES E FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO EDUCANDO COM OU SEM DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, DEFICIÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14282_26092019221130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA COSTA NOGUEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "DILMA DIAS" "autor_email" => "dilmacndias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61170 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4729 "inscrito_id" => 14282 "titulo" => "MULTILETRAMENTO: A COMPREENSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA EM PROL DA SUA APRENDIZAGEM" "resumo" => "VIVEMOS MERGULHADOS EM UMA SOCIEDADE ONDE OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS HEGEMÔNICAS ESTÃO CADA VEZ MAIS SENDO PROPAGADOS EM NOSSA REALIDADE ESCOLAR. A PESQUISA EMERGE COM A TEMÁTICA DO MULTILETRAMENTO, COM A FINALIDADE DE COMPREENDER O OLHAR DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA COMO PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM. AO UTILIZAR O MULTILETRAMENTO A POSTURA DOS EDUCADORES PODE MUDAR, ALÉM DE VALORIZAR A LEITURA DE MUNDO DA CRIANÇA, EM ESPECIAL, A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA. O DELINEAMENTO TEÓRICO DIALOGA COM SKLIAR (2019) QUE TRATA SOBRE ALTERIDADE, MORIN (2000) QUE FALA DE UMA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA, SANTOS (2010) QUE VERSA A RESPEITO DA PEDAGOGIA DAS AUSÊNCIAS, OLIVEIRA (2016) QUE COMPREENDE O OUTRO E BENTES (2012) PARA FALA SOBRE O MULTILETRAMENTO. ELENCAMOS COMO TÉCNICAS DA PESQUISA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, AS CONVERSAS INDIVIDUAIS E AS RODAS DE CONVERSA. O PÚBLICO DO ESTUDO OCORREU COM 20 CRIANÇAS, DENTRE ELAS 5 COM DEFICIÊNCIA E 15 DITOS “NORMAIS”, EM UMA TURMA DO JARDIM II, EM UMA ESCOLA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. PORTANTO, O MULTILETRAMENTO PODE PROVOCAR TRANSFORMAÇÕES NA POSTURA DE EDUCADORES E FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO EDUCANDO COM OU SEM DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, DEFICIÊNCIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14282_26092019221130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMA COSTA NOGUEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "DILMA DIAS" "autor_email" => "dilmacndias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }