NTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA CASOS DE GAGUEIRA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61212 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5324 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "NTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA CASOS DE GAGUEIRA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA SOBRE A GAGUEIRA E PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES QUE O PSICOPEDAGOGO PODE REALIZAR DIANTE DESTA DIFICULDADE. A GAGUEIRA É UM DISTÚRBIO DE FLUÊNCIA, ENQUADRADO DENTRO DO DSM-V (MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DOS TRANSTORNOS MENTAIS) COMO DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO CARACTERIZADA POR REPETIÇÕES DE SONS, SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES, OCASIONANDO PROLONGAMENTOS DE SOM, BLOCOS, INTERJEIÇÕES E REVISÕES, O QUE PODE AFETAR A VELOCIDADE E O RITMO DA FALA. DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE FLUÊNCIA (IBF), A INCIDÊNCIA DA GAGUEIRA É DE 5% DAS PESSOAS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA SÃO AFETADAS PELA GAGUEIRA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NO BRASIL. APROXIMADAMENTE 95% DAS CRIANÇAS QUE GAGUEJAM COMEÇAM A FAZÊ-LO EM TORNO DOS 2 ANOS E MEIO DE IDADE. DEPOIS DESTA IDADE, A GAGUEIRA PODE MANTER-SE ESTÁVEL, PROGREDIR OU PIORAR, MAS NÃO DESAPARECER COMPLETAMENTE. SEGUNDO LÚCIA BARBOSA, HÁ PRATICAMENTE, TRÊS VEZES MAIS HOMENS DO QUE MULHERES, ENTRE A POPULAÇÃO QUE GAGUEJA. E DE ACORDO COM DUARTE, CRENITTE E LOPES-HERRERA, ESTUDOS GENÉTICOS MOSTRAM QUE A FREQUÊNCIA DA GAGUEIRA É CONSIDERAVELMENTE MAIOR EM PESSOAS DO SEXO MASCULINO. GAGUEIRA NÃO É UMA DOENÇA, PORTANTO NÃO EXISTE CURA E SIM TRATAMENTO PARA MELHORAR A FLUÊNCIA DA FALA. A GAGUEIRA É COMPREENDIDA COMO UM DISTÚRBIO NEUROQUÍMICO DA LINGUAGEM QUE AFETA AS ESTRUTURAS PRÉ-MOTORAS DA FALA, DIRETAMENTE RELACIONADO ÀS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO. O TRATAMENTO PARA GAGUEIRA DEVE SER INDIVIDUALIZADO E NECESSITA UMA AVALIAÇÃO COMPLETA DA FALA, FATORES DE LINGUAGEM E COMPONENTES EMOCIONAIS ATRAVÉS DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "GAGUEIRA, INTERVENÇÕES, LINGUAGEM, PSICOPEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID102_02102019222530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA CAVALCANTI DE ALMEIDA MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINA" "autor_email" => "carolmannu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINABUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61212 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5324 "inscrito_id" => 102 "titulo" => "NTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA CASOS DE GAGUEIRA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA SOBRE A GAGUEIRA E PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES QUE O PSICOPEDAGOGO PODE REALIZAR DIANTE DESTA DIFICULDADE. A GAGUEIRA É UM DISTÚRBIO DE FLUÊNCIA, ENQUADRADO DENTRO DO DSM-V (MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DOS TRANSTORNOS MENTAIS) COMO DISTÚRBIO DE COMUNICAÇÃO CARACTERIZADA POR REPETIÇÕES DE SONS, SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES, OCASIONANDO PROLONGAMENTOS DE SOM, BLOCOS, INTERJEIÇÕES E REVISÕES, O QUE PODE AFETAR A VELOCIDADE E O RITMO DA FALA. DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE FLUÊNCIA (IBF), A INCIDÊNCIA DA GAGUEIRA É DE 5% DAS PESSOAS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA SÃO AFETADAS PELA GAGUEIRA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NO BRASIL. APROXIMADAMENTE 95% DAS CRIANÇAS QUE GAGUEJAM COMEÇAM A FAZÊ-LO EM TORNO DOS 2 ANOS E MEIO DE IDADE. DEPOIS DESTA IDADE, A GAGUEIRA PODE MANTER-SE ESTÁVEL, PROGREDIR OU PIORAR, MAS NÃO DESAPARECER COMPLETAMENTE. SEGUNDO LÚCIA BARBOSA, HÁ PRATICAMENTE, TRÊS VEZES MAIS HOMENS DO QUE MULHERES, ENTRE A POPULAÇÃO QUE GAGUEJA. E DE ACORDO COM DUARTE, CRENITTE E LOPES-HERRERA, ESTUDOS GENÉTICOS MOSTRAM QUE A FREQUÊNCIA DA GAGUEIRA É CONSIDERAVELMENTE MAIOR EM PESSOAS DO SEXO MASCULINO. GAGUEIRA NÃO É UMA DOENÇA, PORTANTO NÃO EXISTE CURA E SIM TRATAMENTO PARA MELHORAR A FLUÊNCIA DA FALA. A GAGUEIRA É COMPREENDIDA COMO UM DISTÚRBIO NEUROQUÍMICO DA LINGUAGEM QUE AFETA AS ESTRUTURAS PRÉ-MOTORAS DA FALA, DIRETAMENTE RELACIONADO ÀS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO. O TRATAMENTO PARA GAGUEIRA DEVE SER INDIVIDUALIZADO E NECESSITA UMA AVALIAÇÃO COMPLETA DA FALA, FATORES DE LINGUAGEM E COMPONENTES EMOCIONAIS ATRAVÉS DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "GAGUEIRA, INTERVENÇÕES, LINGUAGEM, PSICOPEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID102_02102019222530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA CAVALCANTI DE ALMEIDA MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARIA CAROLINA" "autor_email" => "carolmannu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINABUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }