O CORPO VAI À ESCOLA: VIVÊNCIAS PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61277 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5123 "inscrito_id" => 6105 "titulo" => "O CORPO VAI À ESCOLA: VIVÊNCIAS PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SE CONSTITUI COMO UMA FASE INDISPENSÁVEL PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E INTEGRAL DO SUJEITO, EM TODAS AS ÁREAS, SEJAM MOTORAS, SOCIOAFETIVAS OU COGNITIVAS. O RESPECTIVO TRABALHO TEM POR MÓBIL, PROMOVER ATIVIDADES QUE DESENVOLVA A PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA QUE ENCONTRA-SE NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PRÉ-ESCRITA, ANTES MESMO DE INSERI-LAS NA ESCRITA PROPRIAMENTE DITA. O REFERIDO TRABALHO É DECORRENTE DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DE REGÊNCIAS E INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, COM INTUITO DE AMPLIAR OS HORIZONTES SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIOS PARA OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PLENA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC, CAMPOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE, PARA ATUAREM NESSA ÁREA, NO QUE SE REFEREM MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS. PARA MAIOR SUPORTE E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEIA-SE NOS ESTUDOS DOS TEÓRICOS, AQUINO ET AL (2012), ANDRADE, BARBOSA E BESSA (2017), FONTENELE E SILVA (2012) E LE BOULCH (1984). CONFORME AS EXPERIÊNCIAS NAS ATIVIDADES, PODE SE PERCEBER MAIOR INTERESSE DAS CRIANÇAS EM PARTICIPAR DOS MOMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DA PRÉ-ESCRITA, EM QUE GRANDE MAIORIA CONSEGUE DESENVOLVER OS TRAÇADOS INDICADOS NAS FERRAMENTAS DE APOIO. SOBRETUDO, CABE ASSIM, DESTACAR A RELEVÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO QUE DIZ RESPEITO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DE ENSINO DA HABILIDADE DE PRÉ- ESCRITA PARA MELHOR AQUISIÇÃO DESSA CAPACIDADE NAS ETAPAS SEGUINTES DA EDUCAÇÃO, PODENDO AINDA, MINIMIZAR EVENTUAIS TRAUMAS QUANTO À ESCRITA, DEIXANDO DE SER TRATADA COMO UM FAZER DE MEROS TRAÇOS ENFADONHOS, PARA UMA ESCRITA MAIS PRAZEROSA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, PRÉ-ESCRITA, PSICOMOTRICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6105_01102019154348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERICA RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "ERICA LIMA" "autor_email" => "erica.lima@aluno.uece.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61277 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5123 "inscrito_id" => 6105 "titulo" => "O CORPO VAI À ESCOLA: VIVÊNCIAS PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SE CONSTITUI COMO UMA FASE INDISPENSÁVEL PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E INTEGRAL DO SUJEITO, EM TODAS AS ÁREAS, SEJAM MOTORAS, SOCIOAFETIVAS OU COGNITIVAS. O RESPECTIVO TRABALHO TEM POR MÓBIL, PROMOVER ATIVIDADES QUE DESENVOLVA A PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA QUE ENCONTRA-SE NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PRÉ-ESCRITA, ANTES MESMO DE INSERI-LAS NA ESCRITA PROPRIAMENTE DITA. O REFERIDO TRABALHO É DECORRENTE DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DE REGÊNCIAS E INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, COM INTUITO DE AMPLIAR OS HORIZONTES SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIOS PARA OS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PLENA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC, CAMPOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE, PARA ATUAREM NESSA ÁREA, NO QUE SE REFEREM MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS. PARA MAIOR SUPORTE E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEIA-SE NOS ESTUDOS DOS TEÓRICOS, AQUINO ET AL (2012), ANDRADE, BARBOSA E BESSA (2017), FONTENELE E SILVA (2012) E LE BOULCH (1984). CONFORME AS EXPERIÊNCIAS NAS ATIVIDADES, PODE SE PERCEBER MAIOR INTERESSE DAS CRIANÇAS EM PARTICIPAR DOS MOMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DA PRÉ-ESCRITA, EM QUE GRANDE MAIORIA CONSEGUE DESENVOLVER OS TRAÇADOS INDICADOS NAS FERRAMENTAS DE APOIO. SOBRETUDO, CABE ASSIM, DESTACAR A RELEVÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO QUE DIZ RESPEITO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DE ENSINO DA HABILIDADE DE PRÉ- ESCRITA PARA MELHOR AQUISIÇÃO DESSA CAPACIDADE NAS ETAPAS SEGUINTES DA EDUCAÇÃO, PODENDO AINDA, MINIMIZAR EVENTUAIS TRAUMAS QUANTO À ESCRITA, DEIXANDO DE SER TRATADA COMO UM FAZER DE MEROS TRAÇOS ENFADONHOS, PARA UMA ESCRITA MAIS PRAZEROSA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, PRÉ-ESCRITA, PSICOMOTRICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID6105_01102019154348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ERICA RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "ERICA LIMA" "autor_email" => "erica.lima@aluno.uece.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS - FAEC/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }