O DESPERTAR DA LIBERDADE, O USO DE FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS: OLHARES E REPRESENTAÇÕES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA - BAHIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61304 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3353 "inscrito_id" => 12877 "titulo" => "O DESPERTAR DA LIBERDADE, O USO DE FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS: OLHARES E REPRESENTAÇÕES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA - BAHIA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO É EXPONECEADO NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS NO ESPAÇO ESCOLAR. TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO GERAL DO ESTUDO: ANALISAR COMO AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO – TICS ATRAVÉS DO FACEBOOK, NO ESPAÇO ESCOLAR, PROMOVEM AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA – BA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI COM BASE NA PESQUISA QUALITATIVA, COMO TÉCNICA DE RECOLHA DE DADOS: OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS PROCEDIMENTOS PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FORAM RESPALDADOS NA ANÁLISE DO CONTEÚDO, BARDIN (1977). A ABORDAGEM TEÓRICA E CONCEITUAL FOI FUNDAMENTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE PAULINO (2001), GROSSI (2008), LÉVY (2011), CHARTIER (1998). ENTRE OUTROS. PELOS DADOS E ANÁLISES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A PRODUÇÃO DE UM TEXTO DE FORMA COLETIVA É UM PROCESSO QUE EXIGE GERAR IDEIAS, CONFRONTÁ-LAS COM OS OUTROS E ENTRAR MUITAS VEZES EM NEGOCIAÇÕES PARA CHEGAR NUM CONSENSO. CONCLUI-SE QUE AS TICS ATRAVÉS DO FACEBOOK TORNAM VIÁVEIS NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, DE CONSTRUÇÃO, DE REGISTRO E ARMAZENAMENTO DO CONHECIMENTO, POSSIBILITANDO, ASSIM, MAIOR FACILIDADE EM SEU ACESSO, COMUNICAÇÃO E USO NO DIA A DIA. ALÉM DISSO, A TECNOLOGIA NOS OPORTUNIZA UMA INTERATIVIDADE ANTES NÃO PERMITIDA PELOS DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, HAJA VISTA A POSSIBILIDADE DE O USUÁRIO INTERAGIR COM AQUELE QUE ENVIA OU RECEBE A INFORMAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, FACEBOOK, PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12877_19092019104339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA TRINDADE NUNES TAVARES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA TRINDADE" "autor_email" => "patriciatnt@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61304 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3353 "inscrito_id" => 12877 "titulo" => "O DESPERTAR DA LIBERDADE, O USO DE FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS: OLHARES E REPRESENTAÇÕES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FEIRA DE SANTANA - BAHIA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO É EXPONECEADO NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS NO ESPAÇO ESCOLAR. TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO GERAL DO ESTUDO: ANALISAR COMO AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO – TICS ATRAVÉS DO FACEBOOK, NO ESPAÇO ESCOLAR, PROMOVEM AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA – BA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI COM BASE NA PESQUISA QUALITATIVA, COMO TÉCNICA DE RECOLHA DE DADOS: OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS PROCEDIMENTOS PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FORAM RESPALDADOS NA ANÁLISE DO CONTEÚDO, BARDIN (1977). A ABORDAGEM TEÓRICA E CONCEITUAL FOI FUNDAMENTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE PAULINO (2001), GROSSI (2008), LÉVY (2011), CHARTIER (1998). ENTRE OUTROS. PELOS DADOS E ANÁLISES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A PRODUÇÃO DE UM TEXTO DE FORMA COLETIVA É UM PROCESSO QUE EXIGE GERAR IDEIAS, CONFRONTÁ-LAS COM OS OUTROS E ENTRAR MUITAS VEZES EM NEGOCIAÇÕES PARA CHEGAR NUM CONSENSO. CONCLUI-SE QUE AS TICS ATRAVÉS DO FACEBOOK TORNAM VIÁVEIS NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, DE CONSTRUÇÃO, DE REGISTRO E ARMAZENAMENTO DO CONHECIMENTO, POSSIBILITANDO, ASSIM, MAIOR FACILIDADE EM SEU ACESSO, COMUNICAÇÃO E USO NO DIA A DIA. ALÉM DISSO, A TECNOLOGIA NOS OPORTUNIZA UMA INTERATIVIDADE ANTES NÃO PERMITIDA PELOS DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, HAJA VISTA A POSSIBILIDADE DE O USUÁRIO INTERAGIR COM AQUELE QUE ENVIA OU RECEBE A INFORMAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, FACEBOOK, PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12877_19092019104339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA TRINDADE NUNES TAVARES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA TRINDADE" "autor_email" => "patriciatnt@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }