ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DE LEVANTAMENTOS DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. O ESTUDO CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, PROPÕE UMA PESQUISA DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA. COMO PROCEDIMENTO FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NO CAMPO DA PESQUISA CIENTÍFICA (TESE, DISSERTAÇÃO). AS PESQUISAS FORAM REALIZADAS NOS REPOSITÓRIOS: BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), PERIÓDICOS E CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, NO PORTAL DE PERIÓDICOS E TESES E DISSERTAÇÕES SCIELO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, FORAM ELENCADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS DE ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES: TIPO DE PRODUÇÃO; TIPO DE ESTUDO; PARTICIPANTES; TIPO DE ABORDAGEM; CAMPO DE ESTUDO E ANÁLISE DOS RESULTADOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O PROCESSO INCLUSIVO, SOMENTE PODERÁ SE CONCRETIZAR NAS IES, A PARTIR DO MOMENTO QUE A AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SE CONSCIENTIZAREM QUE AS CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ADEQUADAS PARA ATENDER A TODOS, TAMBÉM DEVEM SER, MOVIDA E PARA TAL, ELA PRECISA, SENSIBILIZAR, INFORMAR E ENVOLVER TODOS OS PROFISSIONAIS ALI ENVOLVIDOS, QUE TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO EDUCATIVO DESSE PÚBLICO.