O ENSINAR QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL MOTIVACIONAL DOS ALUNOS E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61314 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3781 "inscrito_id" => 12040 "titulo" => "O ENSINAR QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL MOTIVACIONAL DOS ALUNOS E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A SUA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADOTADA PELOS PROFESSORES. ADOTOU-SE, PARA ESTA PESQUISA, UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA. A TRAJETÓRIA DO UNIVERSO PESQUISADO FOI CONSTRUÍDA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO TEODORICO TELES DE QUENTAL, NA CIDADE DO CRATO-CE. PARTICIPARAM DA PESQUISA UM TOTAL DE 130 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, REGULARMENTE MATRICULADOS, NO ANO DE 2018, BEM COMO 02 PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, ONDE APLICAMOS JUNTO AOS ALUNOS, O QUAL ERA COMPOSTO POR 7 (SETE) QUESTÕES FECHADAS. A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES, FOI CONTEMPLADA COM 5 (CINCO) PERGUNTAS ABERTAS. APÓS A COLETA, OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS. EMBORA ESTUDOS APONTEM A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES COMO SENDO UM DOS FATORES QUE MAIS TENHA PROMOVIDO O DISTANCIAMENTO DOS ESTUDANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS ALUNOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA AFIRMAM GOSTAR DAS AULAS DE QUÍMICA, PRINCIPALMENTE PELOS CONTEÚDOS E QUE ESTÃO MOTIVADOS PARA APRENDER QUÍMICA. MUITO EMBORA DESTAQUEM QUE A MOTIVAÇÃO PODERIA SER AUMENTADA E QUE AS UTILIZAÇÕES DE METODOLOGIAS POSSAM SER SEMPRE DIVERSIFICADAS COM ATIVIDADES PRÁTICAS. POR CONSEGUINTE, VALE DESTACARMOS A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA DIVERSIDADE DAS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA, TENDO EM VISTA A GARANTIA DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, MOTIVAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12040_25092019003944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RODOLFO SÉRGIO" "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61314 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3781 "inscrito_id" => 12040 "titulo" => "O ENSINAR QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL MOTIVACIONAL DOS ALUNOS E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A SUA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADOTADA PELOS PROFESSORES. ADOTOU-SE, PARA ESTA PESQUISA, UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA. A TRAJETÓRIA DO UNIVERSO PESQUISADO FOI CONSTRUÍDA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO TEODORICO TELES DE QUENTAL, NA CIDADE DO CRATO-CE. PARTICIPARAM DA PESQUISA UM TOTAL DE 130 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, REGULARMENTE MATRICULADOS, NO ANO DE 2018, BEM COMO 02 PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, ONDE APLICAMOS JUNTO AOS ALUNOS, O QUAL ERA COMPOSTO POR 7 (SETE) QUESTÕES FECHADAS. A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES, FOI CONTEMPLADA COM 5 (CINCO) PERGUNTAS ABERTAS. APÓS A COLETA, OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS. EMBORA ESTUDOS APONTEM A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES COMO SENDO UM DOS FATORES QUE MAIS TENHA PROMOVIDO O DISTANCIAMENTO DOS ESTUDANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS ALUNOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA AFIRMAM GOSTAR DAS AULAS DE QUÍMICA, PRINCIPALMENTE PELOS CONTEÚDOS E QUE ESTÃO MOTIVADOS PARA APRENDER QUÍMICA. MUITO EMBORA DESTAQUEM QUE A MOTIVAÇÃO PODERIA SER AUMENTADA E QUE AS UTILIZAÇÕES DE METODOLOGIAS POSSAM SER SEMPRE DIVERSIFICADAS COM ATIVIDADES PRÁTICAS. POR CONSEGUINTE, VALE DESTACARMOS A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA DIVERSIDADE DAS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA, TENDO EM VISTA A GARANTIA DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, MOTIVAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12040_25092019003944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RODOLFO SÉRGIO" "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }