Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ABORDAGEM EM ANIMAIS PEÇONHENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM HUMAITÁ-AM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO, ZOOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61334
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4645
    "inscrito_id" => 11692
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ABORDAGEM EM ANIMAIS PEÇONHENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM HUMAITÁ-AM"
    "resumo" => "OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. ESTES AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, EM SUA AÇÃO DE CAÇA E DEFESA, E PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM COMO TOXINAS, PRINCIPALMENTE, PARA INDIVÍDUOS DE OUTRAS ESPÉCIES, SENDO ASSIM OBJETIVOU-SE CONTRIBUIR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E MEDICINAL. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E 150 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS FOI DISTRIBUÍDO EM CONCEITO, REPRODUÇÃO, HABITAT, ALIMENTAÇÃO, EXEMPLOS, CURIOSIDADES E MITOS QUE FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA POR MEIO DE PALESTRAS EDUCATIVAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E ENTREGA DE FOLDERS EXPLICATIVOS. VERIFICOU-SE QUE MAIORIA DOS ALUNOS (65%) DO ENSINO MÉDIO NÃO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E NÃO SOUBERAM RELATAR A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. MAS COM A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL LÚDICO, OS ALUNOS PASSARAM A CONHECER MELHOR SOBRE ESSES ANIMAIS. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO, ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11692_26092019210323.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SALDANHA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA SALDANHA"
    "autor_email" => "larissa1112011@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61334
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4645
    "inscrito_id" => 11692
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ABORDAGEM EM ANIMAIS PEÇONHENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM HUMAITÁ-AM"
    "resumo" => "OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. ESTES AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, EM SUA AÇÃO DE CAÇA E DEFESA, E PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM COMO TOXINAS, PRINCIPALMENTE, PARA INDIVÍDUOS DE OUTRAS ESPÉCIES, SENDO ASSIM OBJETIVOU-SE CONTRIBUIR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E MEDICINAL. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E 150 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS FOI DISTRIBUÍDO EM CONCEITO, REPRODUÇÃO, HABITAT, ALIMENTAÇÃO, EXEMPLOS, CURIOSIDADES E MITOS QUE FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA POR MEIO DE PALESTRAS EDUCATIVAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E ENTREGA DE FOLDERS EXPLICATIVOS. VERIFICOU-SE QUE MAIORIA DOS ALUNOS (65%) DO ENSINO MÉDIO NÃO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E NÃO SOUBERAM RELATAR A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. MAS COM A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL LÚDICO, OS ALUNOS PASSARAM A CONHECER MELHOR SOBRE ESSES ANIMAIS. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO, ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11692_26092019210323.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SALDANHA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA SALDANHA"
    "autor_email" => "larissa1112011@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. ESTES AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, EM SUA AÇÃO DE CAÇA E DEFESA, E PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM COMO TOXINAS, PRINCIPALMENTE, PARA INDIVÍDUOS DE OUTRAS ESPÉCIES, SENDO ASSIM OBJETIVOU-SE CONTRIBUIR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E MEDICINAL. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E 150 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS FOI DISTRIBUÍDO EM CONCEITO, REPRODUÇÃO, HABITAT, ALIMENTAÇÃO, EXEMPLOS, CURIOSIDADES E MITOS QUE FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA POR MEIO DE PALESTRAS EDUCATIVAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E ENTREGA DE FOLDERS EXPLICATIVOS. VERIFICOU-SE QUE MAIORIA DOS ALUNOS (65%) DO ENSINO MÉDIO NÃO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E NÃO SOUBERAM RELATAR A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. MAS COM A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL LÚDICO, OS ALUNOS PASSARAM A CONHECER MELHOR SOBRE ESSES ANIMAIS. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.