OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. ESTES AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, EM SUA AÇÃO DE CAÇA E DEFESA, E PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM COMO TOXINAS, PRINCIPALMENTE, PARA INDIVÍDUOS DE OUTRAS ESPÉCIES, SENDO ASSIM OBJETIVOU-SE CONTRIBUIR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E MEDICINAL. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E 150 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS FOI DISTRIBUÍDO EM CONCEITO, REPRODUÇÃO, HABITAT, ALIMENTAÇÃO, EXEMPLOS, CURIOSIDADES E MITOS QUE FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA POR MEIO DE PALESTRAS EDUCATIVAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E ENTREGA DE FOLDERS EXPLICATIVOS. VERIFICOU-SE QUE MAIORIA DOS ALUNOS (65%) DO ENSINO MÉDIO NÃO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E NÃO SOUBERAM RELATAR A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. MAS COM A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL LÚDICO, OS ALUNOS PASSARAM A CONHECER MELHOR SOBRE ESSES ANIMAIS. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.