O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61362 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2354 "inscrito_id" => 7292 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO, SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ENCONTRADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, VISANDO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE DIZEM OS TEÓRICOS ESPECIALISTAS DA ÁREA A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA, CENTRALIZADOS NO ENSINO MÉDIO. PRETENDEU-SE AINDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, ATENTANDO PARA OS RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE A SUA TURMA E INVESTIGANDO SE ESTES PROPORCIONAVAM UM ENSINO DE QUALIDADE DA LÍNGUA. POR FIM, ASPIROU-SE TAMBÉM DIALOGAR TEORIA E PRÁTICA, RELACIONANDO O QUE É DISCUTIDO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA COM A REALIDADE MINISTRADA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA, PRINCIPALMENTE, DO ENSINO DA GRAMÁTICA, POIS NAS AULAS QUE PUDERAM SER OBSERVADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELA TEM MAIOR PREDOMINÂNCIA. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BASEIA-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO. FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO, QUE PODERÃO SER OBSERVADOS NAS DISCUSSÕES DA PESQUISA, E AUTORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO SÍRIO POSSENTI (2008), IRANDÉ ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS QUE SERÃO CITADOS NO DECORRER DO TEXTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMÁTICA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7292_16082019171952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE MOREIRA PACHECO" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE MOREIRA" "autor_email" => "henriquemoreira3@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61362 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2354 "inscrito_id" => 7292 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARBITRARIEDADE DE UM ENSINO FRAGMENTADO, SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, ENCONTRADA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM. TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, VISANDO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE DIZEM OS TEÓRICOS ESPECIALISTAS DA ÁREA A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA, CENTRALIZADOS NO ENSINO MÉDIO. PRETENDEU-SE AINDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA MATERNA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, ATENTANDO PARA OS RECURSOS UTILIZADOS PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FRENTE A SUA TURMA E INVESTIGANDO SE ESTES PROPORCIONAVAM UM ENSINO DE QUALIDADE DA LÍNGUA. POR FIM, ASPIROU-SE TAMBÉM DIALOGAR TEORIA E PRÁTICA, RELACIONANDO O QUE É DISCUTIDO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA COM A REALIDADE MINISTRADA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA, PRINCIPALMENTE, DO ENSINO DA GRAMÁTICA, POIS NAS AULAS QUE PUDERAM SER OBSERVADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELA TEM MAIOR PREDOMINÂNCIA. A METODOLOGIA DESSA PESQUISA BASEIA-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO. FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO, QUE PODERÃO SER OBSERVADOS NAS DISCUSSÕES DA PESQUISA, E AUTORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO SÍRIO POSSENTI (2008), IRANDÉ ANTUNES (2003), ENTRE OUTROS QUE SERÃO CITADOS NO DECORRER DO TEXTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GRAMÁTICA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID7292_16082019171952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE MOREIRA PACHECO" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE MOREIRA" "autor_email" => "henriquemoreira3@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }