O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E O SER DOCENTE: RELATO DA VIVÊNCIA EM UM MESTRADO ACADÊMICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61398 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2366 "inscrito_id" => 8838 "titulo" => "O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E O SER DOCENTE: RELATO DA VIVÊNCIA EM UM MESTRADO ACADÊMICO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SE CONFIGURA EM UM CENÁRIO POTENTE DE APRENDIZAGEM, NO QUAL PODE SER VIVENCIADO O ENSINO SUPERIOR, OPORTUNIZANDO A APROXIMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO COM A SALA DE AULA E COM O PROCESSO EDUCACIONAL PARA A PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO DOCENTE. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DURANTE O MESTRADO ACADÊMICO. METODOLOGIA: TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, O QUAL ABORDA A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO. A VIVÊNCIA OCORREU EM 2016 E TEVE A DURAÇÃO DE SEIS MESES. RESULTADOS: O ESTÁGIO DOCENTE, PARA O MESTRANDO DE QUAISQUER PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PARA ATUAR NA DOCÊNCIA, UMA VEZ QUE PASSA A MINISTRAR AULAS ROTINEIRAMENTE E SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR. ESTA VIVÊNCIA TEM A POTENCIALIDADE DE MOTIVAR OS PÓS-GRADUANDOS À SEGUIREM A CARREIRA ACADÊMICA, ASSOCIANDO-A A PESQUISA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A OPORTUNIDADE DE ATUAR COMO DOCENTE, DURANTE O ESTÁGIO NO MESTRADO, É UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR PARA A FORMAÇÃO DE UM MESTRE, ALÉM DE SER UM MEIO ENRIQUECEDOR PARA A APRENDIZAGEM PRÁTICA, POIS PROPICIA A APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A SALA DE AULA, PODENDO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, DOCENTES, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8838_16082019213853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA PAULA CALHEIROS PEREIRA SOBRAL" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA SOBRAL" "autor_email" => "nainacalheiros2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61398 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2366 "inscrito_id" => 8838 "titulo" => "O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E O SER DOCENTE: RELATO DA VIVÊNCIA EM UM MESTRADO ACADÊMICO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SE CONFIGURA EM UM CENÁRIO POTENTE DE APRENDIZAGEM, NO QUAL PODE SER VIVENCIADO O ENSINO SUPERIOR, OPORTUNIZANDO A APROXIMAÇÃO DO PÓS-GRADUANDO COM A SALA DE AULA E COM O PROCESSO EDUCACIONAL PARA A PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO DOCENTE. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DURANTE O MESTRADO ACADÊMICO. METODOLOGIA: TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, O QUAL ABORDA A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO. A VIVÊNCIA OCORREU EM 2016 E TEVE A DURAÇÃO DE SEIS MESES. RESULTADOS: O ESTÁGIO DOCENTE, PARA O MESTRANDO DE QUAISQUER PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES PARA ATUAR NA DOCÊNCIA, UMA VEZ QUE PASSA A MINISTRAR AULAS ROTINEIRAMENTE E SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR. ESTA VIVÊNCIA TEM A POTENCIALIDADE DE MOTIVAR OS PÓS-GRADUANDOS À SEGUIREM A CARREIRA ACADÊMICA, ASSOCIANDO-A A PESQUISA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A OPORTUNIDADE DE ATUAR COMO DOCENTE, DURANTE O ESTÁGIO NO MESTRADO, É UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR PARA A FORMAÇÃO DE UM MESTRE, ALÉM DE SER UM MEIO ENRIQUECEDOR PARA A APRENDIZAGEM PRÁTICA, POIS PROPICIA A APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A SALA DE AULA, PODENDO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, DOCENTES, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8838_16082019213853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA PAULA CALHEIROS PEREIRA SOBRAL" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA SOBRAL" "autor_email" => "nainacalheiros2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }