O ESTUDO DIRIGIDO COMO AUXILIADOR DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE A EJA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61419 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1984 "inscrito_id" => 11068 "titulo" => "O ESTUDO DIRIGIDO COMO AUXILIADOR DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE A EJA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO INTERVENTIVO APLICADO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES N° 06/2018), EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TAL PROJETO INTERVENTIVO SE DEU A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E NOTAS DE CAMPOS REALIZADAS POR ESTUDANTES-PESQUISADORAS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PARTIR DE DISCUSSÕES EM SALA DE AULA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). O OBJETIVO DESTE PROJETO, PORTANTO, É APRESENTAR REFLEXÕES REALIZADAS DENTRO DO CAMPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E RESSIGNIFICAR O USO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ESTUDO DIRIGIDO, BUSCANDO UTILIZÁ-LO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, ESPERA-SE, ATRAVÉS DESTE TRABALHO, EMPREGAR O INSTRUMENTO AVALIATIVO COMO AUXILIADOR DE PESQUISAS AUTÔNOMAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS VISTOS PREVIAMENTE EM SALA DE AULA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ACIMA APRESENTADOS, CONCORDANDO COM O QUE AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (DISTRITO FEDERAL, 2014) DESTACAM, AS ESTUDANTES-PESQUISADORAS FIZERAM USO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PROCURANDO UTILIZAR O ESTUDO DIRIGIDO DE FORMA A ENCORAJAR OS EDUCANDOS A UTILIZAREM CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FORA DA SALA DE AULA PARA AUXILIÁ-LOS NOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NAS AULAS. A TURMA ESCOLHIDA PARA A APLICAÇÃO DESTE PROJETO ESTAVA INSERIDA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA EJA, COM AULAS NO PERÍODO NOTURNO. A APLICAÇÃO DUROU OITO DIAS E, NESTE PERÍODO, FORAM LEVANTADOS DESAFIOS COM A ESCRITA TANTO NA LÍNGUA MATERNA QUANTO NA LÍNGUA-ALVO, TORNANDO CLARA A NECESSIDADE DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DIFERENCIADOS PARA ESTA MODALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTUDO DIRIGIDO, EDUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID11068_15082019121311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA ALMEIDA NUNES" "autor_nome_curto" => "ISABELLA NUNES" "autor_email" => "isabella.nunnes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61419 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1984 "inscrito_id" => 11068 "titulo" => "O ESTUDO DIRIGIDO COMO AUXILIADOR DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE A EJA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO INTERVENTIVO APLICADO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES N° 06/2018), EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TAL PROJETO INTERVENTIVO SE DEU A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E NOTAS DE CAMPOS REALIZADAS POR ESTUDANTES-PESQUISADORAS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PARTIR DE DISCUSSÕES EM SALA DE AULA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). O OBJETIVO DESTE PROJETO, PORTANTO, É APRESENTAR REFLEXÕES REALIZADAS DENTRO DO CAMPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E RESSIGNIFICAR O USO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ESTUDO DIRIGIDO, BUSCANDO UTILIZÁ-LO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, ESPERA-SE, ATRAVÉS DESTE TRABALHO, EMPREGAR O INSTRUMENTO AVALIATIVO COMO AUXILIADOR DE PESQUISAS AUTÔNOMAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS VISTOS PREVIAMENTE EM SALA DE AULA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ACIMA APRESENTADOS, CONCORDANDO COM O QUE AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (DISTRITO FEDERAL, 2014) DESTACAM, AS ESTUDANTES-PESQUISADORAS FIZERAM USO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PROCURANDO UTILIZAR O ESTUDO DIRIGIDO DE FORMA A ENCORAJAR OS EDUCANDOS A UTILIZAREM CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FORA DA SALA DE AULA PARA AUXILIÁ-LOS NOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NAS AULAS. A TURMA ESCOLHIDA PARA A APLICAÇÃO DESTE PROJETO ESTAVA INSERIDA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA EJA, COM AULAS NO PERÍODO NOTURNO. A APLICAÇÃO DUROU OITO DIAS E, NESTE PERÍODO, FORAM LEVANTADOS DESAFIOS COM A ESCRITA TANTO NA LÍNGUA MATERNA QUANTO NA LÍNGUA-ALVO, TORNANDO CLARA A NECESSIDADE DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DIFERENCIADOS PARA ESTA MODALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTUDO DIRIGIDO, EDUÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID11068_15082019121311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA ALMEIDA NUNES" "autor_nome_curto" => "ISABELLA NUNES" "autor_email" => "isabella.nunnes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }